Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Dia do Advogado é comemorado hoje

Dois séculos após a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, o país já registra mais de 55 mil profissionais no mercado de trabalho

Brasília, 11/08/2008 - Não existe lei específica que crie a data, mas também nem precisava. Afinal, a tradição de se comemorar o 11 de agosto como o Dia do Advogado vem desde 1827, quando Dom Pedro I criou simultaneamente, neste dia, os dois primeiros cursos de Direito do Brasil - um em Olinda e o outro em São Paulo. Tal ato se deu pelo desejo do Imperador em ter um país que fosse regido por leis próprias, tanto que em 1824 foi redigida a primeira Constituição do Brasil. Mas de nada bastavam as leis sem profissionais qualificados que as executassem, razão que o levou a instituir os cursos jurídicos. 

Hoje são mais de 55 mil advogados em todo o país, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) obtidos por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Desse total São Paulo é o que mais contribui com 18.215 profissionais, número expressivo comparado ao outro estado que também foi sede do primeiro curso de Direito no Brasil. Pernambuco, atualmente, tem 1.239 registros no MTE. 

Dentre as unidades da federação que mais possuem advogados destacam-se, também, o Rio de Janeiro (6.413), o Rio Grande do Sul (5.240), o Distrito Federal (4.502) e Minas Gerais (4.146). Por outro lado, os estados do Amapá e de Roraima são os que menos possuem profissionais desta área registrados nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, apresentando 58 e 87 advogados respectivamente.

Dia do Pendura - Juntamente com a homenagem aos advogados, no dia de criação dos cursos de Direito no Brasil, surgiu também a tradição desses profissionais comerem de graça nos restaurantes - a qual é conhecida como "Dia do Pendura", uma referência ao ato de não pagar a conta, deixando-a "pendurada" no estabelecimento. O costume surgiu ainda no século 19, quando os comerciantes e donos de bares faziam questão de convidar os advogados e estudantes de Direito a consumirem gratuitamente,  como forma de expressarem o respeito pela nova profissão que se estabelecia no país. 

Com o passar dos anos e o aumento de profissionais e universitários desta área os donos de estabelecimentos pararam de convidá-los para a refeição, mas nem assim a tradição de consumir sem pagar perdeu força e, atualmente, é comum que, na data de hoje, se observe quem tente "pendurar" a conta.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas