A partir desta segunda-feira (17), a Delegacia Regional do Trabalho no Maranhão (DRT/MA) contribui para a realização do mutirão da documentação da trabalhadora rural
São Luis, 14/12/2007 - A partir desta segunda-feira (17), a Delegacia Regional do Trabalho no Maranhão (DRT/MA) contribui para a realização do mutirão da documentação da trabalhadora rural. A ação, que será encerrada em 22/12 (sábado), é uma iniciativa da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Maranhão (MDA/MA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e visa atender agricultoras das comunidades quilombolas de Damásio e Monte Alegre, nos municípios de Guimarães, Bequimão e Povoados Areal, Centrinho e Jacióca. A DRT/MA contribuirá com o fornecimento de emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Durante o mutirão, também serão emitidos para as trabalhadoras rurais o CPF e a inscrição no INSS de forma gratuita. Além da emissão de documentos, serão oferecidas outras atividades como preventivos, escovação, consultas médicas e odontológicas. A previsão é que sejam atendidas aproximadamente 5.000 pessoas.
No Maranhão, além da DRT/MA, o mutirão conta com a parceria da Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal, Banco do Nordeste (BNB), FETAEMA, Prefeitura de Guimarães e Bequimão, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Movimentos Sociais.
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é uma ação fundamental para o desenvolvimento de estratégias de inclusão das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar.
Assessoria de Imprensa da DRT/MA