Objetivo é promover debate sobre os direitos e garantias da Previdência Social entre os empreendedores solidários cearenses
Ceará, 28/09/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) e a Rede Cearense de Socieconomia Solidária realizam nesta terça-feira (29) o Seminário 'Previdência Social e Empreendimentos de Economia Solidária'. O objetivo é promover o debate sobre os direitos e garantias da Previdência Social entre os empreendedores solidários cearenses.
O evento acontece das 14h às 17h, no Auditório da SRTE/CE (Rua 24 de maio, 178, 1º andar - Centro - Fortaleza). Clique aqui e saiba mais sobre Economia Solidária.
Para a chefe da Seção de Economia Solidária da SRTE/CE, Maria Facundo Mota Filha, uma das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores solidários é a questão previdenciária. "Informar aos interessados sobre o tema é de grande importância para o planejamento da seguridade dos produtores associados", ressalta.
A palestrante será a coordenadora do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS em Fortaleza, Alba Cristina Nogueira Lopes. Após a palestra, a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária fará um debate sobre as possibilidades dos Empreendimentos de Economia Solidária e a importância da constituição de reservas.
De acordo com acordo com o último mapeamento do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES/MTE), realizado em 2007, existem 1.854 empreendimento solidários no estado do Ceará.
Economia Solidária - É caracterizada por uma forma diferenciada de produção, venda, compra e troca de mercadorias que leva em consideração o que necessário para viver sem exploração. Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br