Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Em São Paulo, gerências já realizam registros profissionais

Postos em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Guarulhos, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos e Sorocaba, e na Zona Norte atendem a pedidos

Brasília, 08/09/2010 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/SP) acaba de habilitar mais 12 Gerências a realizarem Registros Profissionais. As unidades treinadas e que já estão realizando o serviço são as localizadas na Zona Norte, em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Guarulhos, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos e Sorocaba. Desde julho passado a Gerência do Trabalho e Emprego em Piracicaba já oferece o serviço, que antes era feito apenas na sede da instituição, na cidade de São Paulo.

De acordo com o superintendente do Trabalho e Emprego em São Paulo, José Roberto de Melo, cerca de mil processos de pedido de registro profissional oriundos da grande São Paulo e do interior do estado aguardavam análise na sede da instituição, na capital. Melo espera que com a habilitação e o consequente retorno dos processos para seus respectivos locais de origem o serviço de Registro Profissional seja agilizado.

"Metade dos pedidos em análise na sede da SRTE/SP são oriundos da região de abrangência das unidades habilitadas. Com o serviço em outros postos, agilizaremos o pedido dos moradores das novas regiões e desafogaremos a análise dos pedidos da capital", esclarece Melo.

Ainda de acordo com o superintendente, a expectativa é que até a primeira semana de outubro as 12 GRTEs restantes - localizadas nas Zonas Leste, Oeste e Sul de São Paulo, em Barretos, Itapeva, Jundiaí, Marília, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São José dos Campos e São José do Rio Preto - também estejam habilitadas a prestar o serviço.

O processo de descentralização do Registro Profissional na SRTE/S está sendo conduzido pelo superintendente. A servidora da SRTE/SP e especialista no assunto, Denise Gonçalves, responde pela instrução teórica e prática; enquanto a servidora Carolina Guedes dos Santos Silva responde pela organização administrativa do curso.

Em São Paulo existem 47 unidades do MTE à disposição do Trabalhador. A superintendência, na capital; 25 Gerências (4 na cidade de São Paulo e 21 no interior) e 114 agências.

Clique aqui para saber mais sobre a SRTE/SP.

Registro Profissional - É o cadastro exigido do trabalhador para o exercício legal da profissão. Tem a finalidade de garantir que os profissionais atendam exigências estabelecidas por Lei. Os pedidos de Registro Profissional devem ser feitos nas Superintendências do Trabalho e Emprego, Gerências e Agências Regionais. Alguns sindicatos recepcionam os pedidos de registro, encaminhando-os aos órgãos regionais do Ministério do Trabalho e Emprego.

O registro profissional é efetivado com o lançamento do número do registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do trabalhador, não cabendo ao MTE a expedição de carteira de identificação funcional. No entanto, para a obtenção da carteira funcional, fornecida pelas entidades competentes, (Sindicatos e outras organizações de trabalhadores), o trabalhador precisa do registro no MTE. A emissão do registro profissional é gratuita.

Atualmente, necessitam de registro profissional Arquivistas e Técnicos de Arquivo, Artistas (mais de 50 funções), Atuários, Guardadores e Lavadores Autônomos, Jornalistas, Publicitários e Agenciadores de Propaganda, Radialistas (mais de 90 funções), Secretários Executivos e Técnicos em Secretariado; Sociólogos, Técnicos em Espetáculos de Diversões (mais de 70 funções); e Técnicos de Segurança do Trabalho.

Documentos exigidos para a solicitação do Registro Profissional:

-02 (duas) vias de requerimento devidamente preenchidas (legíveis e sem rasuras);
-Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Cédula de Identidade (RG);
-Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
-Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do número, série e qualificação civil da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
-Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Certidão de Casamento (se houver alteração de nome);
-Cópia autenticada (ou Original e Cópia) de Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone);
-Cópia autenticada (ou Original e Cópia) dos documentos específicos da profissão.

Assessoria de Imprensa da SRTE/SP






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas