Durante abertura do evento, ministro Carlos Lupi destaca importância do entrosamento entre o MTE e as Superintendências
Foto: Renato Alves
Reunião superitendentes
Ministro Carlos Lupi em encontro com
superitendentes do Trabalho e Emprego
Brasília, 24/01/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta quinta-feira (24) da abertura do Encontro de Superitendentes Regionais do Trabalho, realizado na sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. Desde o começo do mês, um decreto presidencial transformou as Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs) em Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE).
O objetivo do encontro é promover a troca de experiências entre as Secretarias do MTE e as Superintendências, a fim de aprimorar o trabalho e esclarecer eventuais dúvidas sobre os processos administrativos destas entidades, além de tornar mais rápido o atendimento à população.
"Estou consciente do papel estratégico que vocês terão pela frente. É importante que vocês tenham entrosamento com os secretários do MTE, já que por conta do decreto, os Superintendentes passam a ser os coordenadores de todos os convênios assinados com municípios", explicou o ministro Lupi aos 27 representantes das SRTEs ali presentes.
Participaram do encontro técnicos do MTE da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) e Secretaria de Politicas Públicas de Emprego (SPPE).
Superintendências - A modificação das DRTs em Superintendências - decreto 6.341, de 2008 - trará maior transparência à gestão das políticas públicas do MTE, modernizando a nomenclatura e atendendo cada vez mais a demanda dos trabalhadores e empregadores.
Com a mudança, os órgãos passam também a supervisionar todas as políticas públicas do Ministério do Trabalho e Emprego implantadas nos 26 estados, além do Distrito Federal.
De acordo com o decreto, caberá aos superintendentes, com ligação direta ao gabinete do ministro do Trabalho e Emprego, executar, supervisionar e monitorar todas as ações do MTE, especificamente as de qualificação profissional.
Desta forma, as 114 Subdelegacias do Trabalho espalhadas por todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, passam a se chamar Gerências Regionais do Trabalho e Emprego.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/6540 - acs@mte.gov.br