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FGTS amplia investimento em infraestrutura urbana para R$8 bi em 2010

Conselho aprova aplicação em obras de mobilidade urbana, com ênfase para cidades onde serão disputadas as Olimpíadas e a Copa do Mundo de futebol

Foto: Renato Alves

Reuniao do fgts

Paulo Furtado, Marcio Fortes e André Figueiredo conduziram
a reunião do Conselho Curador do FGTS

 

Brasília, 12/01/2010 - O Conselho Curador do FGTS aprovou hoje em reunião extraordinária a ampliação do investimento em infraestrutura para este ano. Serão aplicados, ao todo,
R$ 8 bilhões em obras de mobilidade urbana sobre trilhos ou pneus, com ênfase nas cidades onde ocorrerão as olimpíadas e a copa do mundo no Brasil.

Segundo o ministro das cidades, Márcio Fortes, as obras fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e devem ter início em breve. "Vamos publicar uma portaria definindo sobre a aplicação dos recursos com as obras que serão priorizadas", informou.

Com a ampliação, o orçamento do FGTS para este ano salta de R$ 23.6 bilhões, aprovados em outubro de 2009, para R$ 31.6 bilhões, sendo R$ 19 bilhões para aplicação em habitação popular, R$ 4.6 bilhões para obras de saneamento básico e R$ 8 bilhões destinados a infraestrutura urbana por meio do Pró-Transporte, que pretende investir R$ 2.4 bilhões em transporte sobre trilhos e R$ 5.6 bilhões nas outras modalidades.

Serão beneficiadas com a medida prioritariamente as cidades de Brasília (DF), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Recife (PE), Manaus (AM), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (BH), locais onde serão realizadas competições da Copa 2014 e olimpíadas 2016.

O programa Pró-Transporte promove a concessão de financiamento ao setor público e à iniciativa privada para obras de infraestrutura de transporte coletivo urbano para o desenvolvimento físico-territorial, econômico e social, a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, seja para implantação, recuperação, requalificação e/ou ampliação de vias segregadas, vias exclusivas e faixas exclusivas para veículos de transporte coletivo urbano de passageiros; terminais de transporte coletivo urbano de passageiros, de grande e pequeno porte, para todas as modalidades de transporte coletivo urbano; pontos de conexão de linhas de transporte coletivo urbano de passageiros, abrigos, obras de acessibilidade de pedestres, ciclistas e pessoas com dificuldade de locomoção, estações terminais ou pontos de conexão.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



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