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FGTS aprova orçamento de R$ 1 bilhão para financiar transporte coletivo urbano

A linha vai financiar a implantação, ampliação e modernização da infra-estrutura do sistema de transporte coletivo urbano hidroviário, sob trilhos e pneus, incluindo a aquisição de veículos

Brasília, 25/6/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou hoje a aprovação pelo Conselho Curador do FGTS da linha de financiamento Pró-Transporte, que terá crédito de R$1 bilhão voltado ao setor público e privado na implantação de infra-estrutura de transporte coletivo, atendendo prioritariamente a áreas de baixa renda. "Acredito que vamos dar um grande alívio na área de infra-estrutura de transporte urbano, hoje uma necessidade urgente nos grandes centros metropolitanos", avaliou Lupi.

A linha vai financiar a implantação, ampliação e modernização da infra-estrutura do sistema de transporte público coletivo urbano hidroviário, sob trilhos e pneus, incluindo obras civis, de equipamento ou aquisição de veículos, como sistemas metro-rodoviários ou teleféricos de transportede massa. "Já existe um grande interesse na linha de financiamento, já que visa atender todo transporte de massa, com uma taxa de juro atrativa", avaliou o ministro.

A linha inclui ainda ações voltadas à inclusão social e mobilidade urbana, seja implantação, calçamento ou pavimentação de vias, incluindo  ciclovias e construção de pontilhões, além de equipamentos destinado à mobilidade de idosos e pessoas com deficiência.

A taxa de juros para financiamento de obras voltadas ao transporte urbano sobre trilhos será de 5.5% + TR ao ano, com prazo de 30 anos, enquanto para o restante a taxa será de 6% + TR, com prazo máximo de 20 anos, fora o custo bancário.

Hoje, de acordo com estudos do ministério das Cidades, 60 milhões de passageiros utilizam diariamente o transporte público de massa, respondendo por 70% dos deslocamentos motorizados nas cidades brasileiras. Somente o seguimento de ônibus urbano ou metropolitano atende a 90% da demanda de transporte público coletivo, gerando cerca de 500 mil empregos diretos. A frota de aproximadamente 100 mil veículos tem idade média superior a 6 anos, exigindo renovação.

Assessoria de Imprensa do MTE
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