Ação fiscal conjunta da DRT-MS, Ministério Público do Trabalho e Polícia Militar Ambiental resgataram na semana passada 35 trabalhadores de carvoarias no município de Aquidauana, a 130 km da Capital, Campo Grande
Campo Grande, 10/07/2007 - Uma ação fiscal conjunta da DRT-MS, Ministério Público do Trabalho e Polícia Militar Ambiental resgataram na semana passada 35 trabalhadores de carvoarias no município de Aquidauana, a 130 km da Capital, Campo Grande.
Os trabalhadores retirados não tinham registro em carteira, dormiam em barracos de lona plástica no chão batido, sem a mínima condição de higiene, conforto e segurança, além de não haver qualquer instalação sanitária.
A água disponível nas barracas de lona plástica era proveniente de um "banhado" ou "açude", completamente imprópria para o consumo humano. Havia no local um tronco escavado, semelhante a um cocho, onde estes trabalhadores acondicionavam a água para beber.
O empregador não fornecia os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários ao desempenho das funções. Vários trabalhadores foram encontrados prestando serviços de calça ou calção, sem camisa e sem cobertura (chapéu ou boné ou capacete).
Após a retirada dos trabalhadores, a equipe de fiscalização providenciou o devido registro em Carteira de Trabalho, com o respectivo pagamento das rescisões contratuais, que totalizaram aproximadamente R$ 55 mil.
No primeiro semestre desse ano foram resgatados 574 trabalhadores em condições degradantes em 498 canaviais e 76 carvoarias do Estado, além de 206 empregados irregulares no plantio de cana.
Assessoria de Comunicação da DRT/MS
(67) 3901 3041