Evento estimulou a integração e participação de empresas, entidades formadoras e sociedade civil para a discussão do tema
Bahia, 24/11/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego realizou na manhã desta segunda-feira (23) o Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional na Bahia, que tem como objetivo promover debate sobre o tema, mobilizar empregadores para o cumprimento da lei e monitorar o avanço das contratações em todo o Brasil. Para o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que participou do evento, o fórum estimula a integração entre iniciativa privada, empresas públicas, governo e sociedade civil na participação do desenvolvimento do país.
"Esclarecer e informar, pedir e sensibilizar o empresariado baiano da necessidade de contribuir para os jovens no estágio é um grande investimento que a empresa está fazendo, podendo aumentar a produtividade e tornando o jovem um profissional capacitado para a melhoria social e econômica do país", discursou Lupi.
Representantes de empregadores, entidades formadoras, instituições governamentais e civis responsáveis pela proteção e promoção de direitos à educação profissional de qualidade estavam presentes na discussão do tema.
Um ciclo de debates levou esclarecimento na compreensão dos mecanismos de aplicação da lei da aprendizagem. Segundo a Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Isa Simões, a aprendizagem visando a formação profissional do jovem é tarefa diferenda da simples contratação para atuação no mercado de trabalho.
"Esta é a preparação educacional. É a formação da consciência e importância do trabalho. É o investimento por excelencia para o futuro da não. É descortinar para o jovem a segurança da sobrevivência, garantida pelo prosseguimento do estudo, aperfeiçoada pela realização de atividades práticas nas empresas, esclarecedoras do embasamento teórico propiciado no ensino regular".
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br