Evento em Brasília tem como objetivo avaliar as ações executadas a favor da Aprendizagem em 2009 e traçar o cronograma de metas para 2010. Fórum distrital acontece no mesmo dia
Brasília, 11/12/2009 - O Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional terá sua segunda reunião ordinária anual na próxima terça-feira (15), às 13h30, no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 4 - lote 3/4, Anexo I - Edifício matriz I). O objetivo é avaliar as atividades desenvolvidas durante o ano de 2009 e programar o calendário de ações para 2010.
No mesmo dia acontece o Fórum Distrital De aprendizagem Profissional, voltado ao público do Distrito Federal. Clique aqui para saber mais.
Segundo o regimento interno do fórum nacional, os membros que o compõe deverão se reunir duas vezes ao ano (podendo haver encontros extraordinários sempre que necessário) para deliberarem sobre a Aprendizagem no país. Desse modo, as reuniões visam monitorar e avaliar o alcance das metas de contratação e efetividade na oferta de programas de aprendizagem profissional.
"A expectativa é que durante o Fórum Nacional sejam legitimadas propostas concretas que dêem sustentabilidade ao desenvolvimento da modalidade aprendizagem profissional como uma política pública de resultados efetivos para o país, tanto do ponto de vista social como econômico", afirma a assessora técnica do fórum, Ângela Cristina Regasso.
Diferentemente dos fóruns estaduais, que contam com a participação de empresários e da sociedade civil cadastrada previamente, o Fórum Nacional conta com membros efetivos, os quais são nomeados conforme estabelecido em seu regimento interno. O objetivo é garantir a participação e o debate permanente entre instituições formadoras, órgãos de fiscalização e representação de empregadores e trabalhadores.
Primeira reunião ordinária - O primeiro encontro dos membros do Fórum Nacional da Aprendizagem aconteceu no dia 9 de maio desse ano, no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília. Na ocasião foi apresentado o resultado da consulta pública sobre o projeto de lei que instituirá a aprendizagem na administração direta. Assim, após o texto final ter sido legitimado pelos membros - e analisado pelo departamento jurídico do MTE - ele seguiu para a Casa Civil para que possa ser encaminhado, posteriormente, para votação no Congresso Nacional.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br