Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional tem terceira reunião

Evento marca o lançamento do Selo de Responsabilidade Social Parceiros da Aprendizagem e a validação do Plano de Ação de Aprendizagem Profissional

Brasília, 22/03/2010 - A terceira reunião ordinária do Fórum Nacional da Aprendizagem será realizada nesta terça-feira (23/03), em Brasília, no Auditório da Caixa (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco L, 2º subsolo, Edifício Filial). O evento, que acontece das 8h às 12h, tem como objetivo lançar o Selo de Responsabilidade Social Parceiros da Aprendizagem, bem como validar o Plano de Ação de Aprendizagem Profissional, mecanismo que garantirá o caráter permanente da aprendizagem como política pública orientada.

O evento será aberto ao público ligado ao tema da aprendizagem profissional. Para tanto, os interessados deverão comparecer ao Auditório da Caixa a partir das 8 horas da manhã para realizar o credenciamento.

"O Plano Nacional de Aprendizagem Profissional vem sendo elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego desde o ano passado. Ele é importante, pois traz diretrizes gerais para a construção de ações que visem à ampliação do número de jovens atendidos, além de garantir a qualidade dos cursos oferecidos. Por isso é necessário que a sua validação seja feita dentro do Fórum Nacional, que é um instrumento tripartite", explica a coordenadora do Programa de Aprendizagem Profissional do MTE, Ana Lucia Alencastro.

Responsabilidade Social - Com o intuito de estimular ações voltadas para a aprendizagem profissional e de reconhecer as instituições parceiras dessa causa, o Ministério do Trabalho e Emprego lançará o Selo de Responsabilidade Social Parceiros da Aprendizagem.

A marca será concedida às empresas, entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica, entidades governamentais e outras instituições que atuem em consonância com o estabelecido pelo MTE.

Para receber o selo não basta que a instituição cumpra a legislação e contrate jovens aprendizes, ela tem que desenvolver ações diferenciadas. Entre os vários critérios estabelecidos para utilizar a marca ela deve, por exemplo, contratar jovens pertencentes a grupos de vulnerabilidade social, com deficiência física, egressos de programas sociais custeados pelo poder público, ou ainda ajudar no desenvolvimento de metodologias e apoiar a capacitação de entidades sociais que atuem na aprendizagem profissional.

"O selo terá validade anual. Com isso esperamos estimular as empresas e organizações a continuarem trabalhando pela aprendizagem. Se isso acontecer ela terá o seu esforço reconhecido e o selo renovado por mais um ano", diz Ana Lucia Alencastro.

Cooperação - Durante o evento também será assinado um acordo de cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Serviço Social da Indústria (SESI). O objetivo é que jovens egressos do programa Vira Vida (que ajuda jovens em situação de exploração sexual) sejam privilegiados na contratação para a aprendizagem profissional.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas