Durante o evento do MTE também foi validado o Plano Nacional da Aprendizagem e firmado acordo de cooperação em apoio a jovens em situação de exploração sexual
Foto: Renato Alves
O secretário-executivo do MTE, André Figueiredo participou da reunião do fórum
Brasília, 23/03/2010 - O Ministério do Trabalho e Emprego realizou na manhã desta terça-feira feira (23), em Brasília, a terceira reunião ordinária do Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional. Palco de deliberações importantes sobre o tema, o evento teve como intuito validar o Plano Nacional da Aprendizagem. Além disso, durante a solenidade, o secretário-executivo do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, assinou a portaria que institui o Selo de Responsabilidade Social Parceiros da Aprendizagem, bem como um acordo de cooperação com o Serviço Social da Indústria (SESI).
Com base na discussão de dez ações de estímulo à aprendizagem profissional (resultado da compilação de um material mais amplo, com 21 ações, construído desde o ano passado), os integrantes do Fórum Nacional passaram a formular um planejamento estratégico para aperfeiçoar a divulgação e a metodologia do programa de aprendizagem no país. A ideia é que após essa validação, que será realizada de forma tripartite, e o aprimoramento das ações apresentadas, o Plano Nacional da Aprendizagem possa entrar em vigor ainda no primeiro semestre deste ano.
Parceiros da Aprendizagem - Durante o evento, o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, assinou a portaria que cria o Selo de Responsabilidade Social Parceiros da Aprendizagem.
A marca será concedida às empresas, entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica, entidades governamentais e outras instituições que desenvolvam ações diferenciadas em favor da aprendizagem profissional. Entre os vários critérios estabelecidos pelo MTE para que as instituições possam receber o selo, destacam-se a contratação de jovens pertencentes a grupos de vulnerabilidade social, com deficiência física, e egressos de programas sociais custeados pelo poder público.
Com validade de um ano, o Selo Parceiros da Aprendizagem poderá ser revalidado sempre que as instituições apresentem um trabalho de promoção e estímulo sobre o tema.
Cooperação - Outro grande passo dado em favor da aprendizagem foi a assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Serviço Social da Indústria (SESI). Agora, egressos do programa Vira Vida (que ajuda jovens em situação de exploração sexual) também serão privilegiados no processo de contratação de aprendizes.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br