Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Hoje é Dia dos Artistas

De acordo com dados do Caged, o Brasil possui 22,3 mil profissionais cadastrados

Brasília, 24/08/2008 - Domingo é dia de descanso, dia de curtir a família e os amigos. Qual programa fazer? Ir ao cinema, assistir a um filme em casa mesmo, ouvir uma boa música, conferir a peça de teatro mais falada da cidade, ver uma exposição? Em todas as cidades deste país e do mundo há uma programação cultural à disposição. E, para que ela exista, milhares de pessoas se dedicam à produção da arte. E hoje, é o dia deles: os artistas brasileiros.

No Brasil, a atividade artística nasceu com as diversas formas de manifestações culturais indígenas conjugadas com as representações, de inspiração barroca, oriundas do período colonial. Com a chegada da Missão Artística Francesa no século XIX, ensaia-se pela primeira vez a criação de uma Escola Nacional de Arte no país, consolidada pelo estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, fundada por D. João VI, em 12 de agosto de 1816. A Escola, que possuía em seu corpo docente mestres franceses, formou inicialmente 23 pintores e 15 músicos.

De lá pra cá, esse número cresceu. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),  existem hoje no Brasil 3.317 atores, 6.014 músicos, 5.577 cantores, 5.086 profissionais de dança e 2.216 artistas de circo. 

Do mundo para o Brasil - Mas esse número de artistas aumenta em vários meses do ano com a apresentação de artistas estrangeiros, que vêm apresentar a sua arte aos brasileiros e, assim, aumentar ainda mais o nosso repertório cultural e o número de profissionais no país. De acordo com o coordenador-geral de Imigração e presidente do Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Sérgio de Almeida, o número de vistos de trabalho para artistas internacionais cresce a cada ano. É que para os estrangeiros se apresentarem no país, eles precisam deste visto permitindo o trabalho, que geralmente dura 90 dias (podendo ser prorrogado por mais 90).

"Desde 2007 há uma elevação na solicitação de vistos para artistas. E isso está intimamente ligado ao aumento do poder de compra do brasileiro, que passa a consumir bens artísticos", avalia Almeida. Em 2004 foram analisados 3,9 mil solicitações de visto temporário de trabalho para artistas ou desportistas. Esse número provavelmente dobrará em 2008, uma vez que somente no primeiro semestre desse ano, a Coordenação Geral de Imigração contabilizou 3,4 mil solicitações. 

"A questão da paridade de moeda também influencia, as pessoas têm consumido mais cultura", avaliou.  De todas as solicitações de visto para atividade artística estrangeira nos 27 estados, 80,49% foram para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.  

Mas o que é arte? - Essa pergunta é feita desde os tempos imemoriais até hoje. Muitos se aventuraram a tentar respondê-la, mas ninguém conseguiu definir uma verdade universal. O filósofo Platão, por exemplo, nos fala da necessidade de enxergarmos a existência com os "olhos da alma". Em sua Alegoria da Caverna, o pensador cria um cenário mítico, onde pessoas acorrentadas convivem, imóveis, numa caverna escura. Sem acesso ao mundo exterior, os aprisionados somente enxergam as sombras das pessoas que se encontram do lado de fora, projetadas na parede, que acreditam ser a própria realidade. 

A caverna, explica Platão, é o mundo onde vivemos. A luz que projeta as sombras na parede é a criatividade, nós somos os prisioneiros, as sombras são as coisas fúteis, que tomamos pelas verdadeiras. Os grilhões são nossos preconceitos. Muitas vezes considerada abstrata e etérea, a arte se traduz na expressão do conhecimento humano.

Nas palavras da filósofa brasileira Faiga Ostrower, a arte é criação. "Criar é tão difícil ou tão fácil como viver (...) e é do mesmo modo necessário."

Artistas, parabéns pelo seu dia!

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas