Programa de incentivo a ações empresariais voltadas para a melhoria do ambiente de trabalho da regional do MTE visa reduzir acidentes e doenças ocupacionais
Curitiba, 27/11/2008 - Empregadores de Curitiba e região metropolitana interessados em melhorar as condições ambientais de trabalho de seus funcionários e assim evitar acidentes e doenças relacionadas com o ambiente de trabalho já podem se preparar para o desafio participando do 'Programa de Boas Práticas de Saúde e Segurança' desenvolvido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR).
Segue até 17 de dezembro o período de inscrições para o programa que visa incentivar práticas empresariais que colaborem para a adoção de ações eficazes e que trabalhem para a melhoria do ambiente de trabalho e redução de acidentes e doenças ocupacionais de Curitiba e região metropolitana.
Segundo o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, João Graça, foram convidadas para o lançamento do programa empresas que desenvolvem atividades de prevenção de acidentes de trabalho e melhoria da qualidade no serviço de seus funcionários. "A proposta da SRTE em lançar o projeto é retirar o Paraná da posição de 4° lugar entre os estados que mais acidentam seus trabalhadores", enfatizou Graça, durante o lançamento do 'Boas Práticas', no último dia 17, que contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
O lançamento reuniu 476 participantes, sendo que 318 estavam representando empresas, sendo que 31 delas já efetuaram as inscrições. A programação mantém atividades até 2010, quando ocorrerá a premiação das empresas que comprovem resultados satisfatórios de novas práticas de redução de acidentes de trabalho com a participação efetiva dos trabalhadores.
Segundo a chefe do Setor de Qualidade da SRTE/PR, Leila Raboni, ao pensar o projeto, a Superintendência pretendeu promover ações conjuntas entre trabalhadores, empregadores e poder público voltadas, prioritariamente, ao fortalecimento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPAS) bem como, o reconhecimento de ações, projetos e iniciativas de segurança e saúde no trabalho implementadas pelo segmento empresarial. "O projeto foi desenvolvido com o objetivo direto de reduzir os acidentes de trabalho no Paraná", completa.
Inscrições - Pode se inscrever toda e qualquer empresa paranaense. Para Curitiba e Região Metropolitana, o prazo é dia 17 de dezembro. As demais localidades terão o prazo definido em trinta dias após os seminários regionais de abertura do Programa, previstos para a primeira metade de 2009.
As empresas deverão preencher os dois formulários de inscrição disponíveis no site da SRTE/PR (http://www.mte.gov.br/delegacias/pr/boas_praticas.asp), que poderão ser entregues on-line no endereço de e-mail sqgep.srtepr@mte.gov.br ou encaminhados à SRTE/PR - aos cuidados do SQGEP/ Secretaria-Executiva - Comissão Tripartite, na rua José Loureiro, 574, Centro, CEP 80.010-924, Curitiba/PR.
Acidentes de trabalho - Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho anualmente. No mesmo período, surgem cerca de 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), divulgados em 2007, apontam que, no Brasil, 500 mil trabalhadores foram vítimas de acidentes de trabalho. 2.708 culminaram em morte. Segundo João Graça, o Paraná ocupa o 4º lugar no ranking nacional de acidentes de trabalho, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa SRTE/PR