Brasília, 12/09/2007 - O Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Ronaldo Lessa, discursou nesta quarta-feira na XV Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho (CIMT) da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Trinidad e Tobago, no Caribe. Representando o ministro Carlos Lupi, Lessa fez um resumo dos programas do ministério, entre eles o combate ao trabalho escravo e infantil e as políticas de promoção da igualdade no mercado de trabalho.
A reunião acontece a cada dois ou três anos e debate as prioridades e ações na área trabalhista a serem seguidas pelos países americanos. Em seu discurso, Lessa também sugeriu que o plano de ações da conferência poderia receber maior impulso se fosse absorvido pelos programas ou planos nacionais de trabalho decente, compatíveis com as realidades e as prioridades locais de cada país.
O secretário informou aos participantes da conferência as marcas históricas na criação de postos de trabalho no Brasil desde 2003, explicando que a expansão do emprego no país está acompanhada de uma política de recuperação da renda dos trabalhadores e de valorização do salário mínimo. Os debates começaram ontem e prosseguem até amanhã.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6879/6537