'Lesões por esforços repetitivos - guia para profissionais de saúde' é o título da publicação será apresentado nesta sexta-feira
Minas Gerais, 02/12/2009 - O peso dos fatores individuais e das atividades extraprofissionais na determinação da Lesão por Esforço Repetitivo é uma das discussões apresentadas no livro "Lesões por esforços repetitivos - guia para profissionais de saúde", que será lançado nesta sexta-feira, 4, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A obra foi produzida pela professora do Departamento de Medicina Preventiva da UFMG, pós-doutora em Saúde Pública, Ada Ávila Assunção, e tem como co-autora a médica do trabalho Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, mestre em Saúde Pública e Auditora Fiscal do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG), lotada na Gerência Regional em Betim.
O livro, que tem como foco guiar profissionais do Sistema Único de Saúde na exploração dos sintomas, com ênfase no estudo da dor, pretende fornecer ao leitor um panorama dos problemas freqüentes apresentados pelos profissionais de saúde diante dos trabalhadores com queixas musculoesqueléticas e as saídas propostas pelos pesquisadores e instituições especializadas em saúde do trabalhador.
Saiba mais sobre a Legislação do Trabalho que trata da Ergonomia, conhecimento que possibilita a elaboração de projetos e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas, acessando o site do MTE.
O lançamento do livro ocorre a partir da 10h, na Faculdade de Medicina da UFMG, localizada na Av. Prof. Alfredo Balena, 190, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br