Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Lupi destaca ao G-20 medidas adotadas pelo Brasil durante a crise

Ministro também disse que o país apóia a criação do Pacto Mundial pelo Emprego, ao propor a criação de um indicador para medir a evolução do emprego de cada país, para servir como parâmetro das políticas econômicas a serem adotadas

Foto: Divulgação

Lupi listou as políticas públicas utilizadas pelo governo brasileiro para superar a crise

Lupi listou as políticas públicas utilizadas pelo Brasil para superar a crise

 

Washington DC, Estados Unidos 20/04/2010 - Ao discursar nesta terça-feira durante encontro dos Ministros dos países que compõem o G-20, em Washington (EUA), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, mencionou as principais ações implementadas pelo Brasil como resposta à crise econômica e financeira internacional. Entre elas, as medidas que tiveram repercussão positiva na preservação e criação de empregos; a política de valorização do salário mínimo e o programa de qualificação profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego.

"Desde o início da crise, constatamos que ela foi gerada pelo sistema financeiro, pouco sensível às questões sociais. Os primeiros sinais de recuperação do emprego, com a retomada do crescimento econômico, surgiram já a partir de fevereiro de 2009, percebidas nos números do Caged", explicou Lupi.

No período de 2003 até o fim de 2009, o Brasil registrou a criação de mais de 12 milhões de empregos formais, acréscimo de 40% do total existente no Brasil, o suficiente para fazer a taxa de desemprego recuar de 10% para 7,9%.

"Creio que o Brasil tenha condições de gerar mais de 2 milhões de empregos este ano, fazendo deste ano de 2010 o melhor ano da geração de empregos em toda a história do Brasil", reiterou. 

Durante reunião do G20, Lupi também destacou as iniciativas a grupos vulneráveis, consideradas estratégicas pelo governo brasileiro na luta pela redução da pobreza e da desigualdade, como o programa de qualificação profissional dirigido a beneficiários do Bolsa-Família.

"O Programa Próximo Passo prevê a qualificação profissional dos adultos das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que hoje atende a 12,4 milhões de famílias brasileiras. Ele prevê a inserção dos beneficiários  em vagas disponibilizadas pelo setor da Construção Civil, em decorrência das obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento, e pelo setor do Turismo", informou.

Trabalho Decente - Durante apresentação, o ministro disse ainda que o MTE está  preparando o lançamento de um Plano Nacional de Trabalho Decente, cuja finalidade é monitorar os impactos sobre o emprego e a proteção social resultante das políticas implementadas pelo governo do Presidente Lula.

Também mencionou que o país apoia a criação do Pacto Mundial pelo Emprego, ao propor a criação de um indicador para medir a evolução do emprego de cada país, para servir como parâmetro das políticas econômicas a serem adotadas.

"Neste sentido, defendemos que desta reunião deva sair um indicativo claro aos chefes de estado do G20 e demais autoridades dos organismos multilaterais, afirmando que chegou a hora de colocar a preservação e geração de emprego e trabalho decente como elementos centrais em todos os processos de tomada de decisões frente à crise em todos os níveis".

G-20 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, está em Washington, capital dos Estados Unidos, onde participa da reunião de ministros do trabalho do G-20, realizada nos dias 20 e 21 de abril. Na segunda-feira (19), o ministro Lupi falou sobre combate ao trabalho infantil e realizou reuniões bilaterais.

Na terça-feira (20), Lupi participou de um painel sobre a geração de empregos no Brasil durante a crise, o crescimento real do salário mínimo e qualificação dos trabalhadores brasileiros, com destaque para o Plano Setorial de Qualificação (Planseq).

Na quarta-feira (21), Lupi e os demais ministros do G-20 participam de audiência com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas