Ministro do Trabalho e Emprego participa de cerimônia de formatura de 139 trabalhadores em cursos de pedreiro, armador de ferro, pintor de paredes, eletricista e bombeiro hidráulico
Rio de Janeiro, 10/12/2010 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou na manhã desta sxta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Niterói, da solenidade de formatura de 139 alunos de cursos de qualificação profissional promovidos pela Secretaria de Trabalho do município em parceria com a Petrobras, Instituto Vital Brazil (IVB) e o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CRIAA-UFF), além do Centro de Cidadania Cidade Maravilhosa. Lupi falou da importância da inserção destes jovens, agora, no mercado de trabalho.
"É fundamental que todos colaborem para a inclusão desses recém-formados no mercado formal de trabalho", destacou, pedindo a colaboração dos representantes da Petrobras, ali presentes, e de quem mais possa ajudar a atingir essa meta. O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-Niterói), José Carlos André, presente ao evento, assumiu o compromisso de colaborar para que os formandos sejam aproveitados pelas empresas do mercado imobiliário de Niterói.
Os cursos de pedreiro, armador de ferro, pintor de paredes, eletricista e bombeiro hidráulico, foram disponibilizados para jovens em situação de risco social através de parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Prefeitura de Niterói, o CRIAA-UFF e o IVB, com objetivo de facilitar oportunidades de emprego e renda na área da construção civil - especialmente nas obras de construção do Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj), tocadas por empresas à serviço da Petrobras.
Além de Michel Campos, Lenart Nascimento e Patrícia Goulart de Almeida, representantes do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), da Petrobras, compareceram à solenidade o presidente do IVB, Antonio Werneck, o diretor do CRIAA-UFF, Helcio Matos, parceiros da Secretaria Municipal de Trabalho nos cursos de qualificação ministrados por professores indicados pela gerência de relações externas do Senai-Niterói.
O Secretário Municipal de Trabalho, Osvaldo Maneschy, frisou que os alunos e os professores são os principais responsáveis pelo sucesso deste Plano Setorial de Qualificação (Planseq). "É um projeto que pode dar nova vida para cada um dos 139 formandos", comentou. "Aproveito a presença do ministro Lupi para destacar também importantíssimo papel do MTE nesta caminhada que o apoio do prefeito Jorge Roberto Silveira", concluiu Maneschy.
O representante do presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira, Vereador Padre Ricardo, disse, por sua vez, que ele pessoalmente e a Câmara dos Vereadores, como um todo, estariam à disposição para ajudar os recém-formandos a se colocarem no mercado de trabalho. "Queremos que vocês conquistem seu objetivo: o emprego, porque estamos permanentemente preocupados em gerar e promover cidadania" - ressaltou.
ProJovem trabalhador em pauta
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, agradeceu ao Prefeito Jorge Roberto Silveira pela colaboração e aproveitou para fazer um rápido balanço das atividades do Ministério do Trabalho e Emprego no lado Leste da Bahia de Guanabara - tinha acabado de inaugurar um posto municipal do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Itaboraí - e destacou estar empenhado em novas iniciativas para gerar empregos e qualificação profissional.
"Apesar de termos gerado 15 milhões de empregos no país com o governo Lula, ao ponto do mercado formal hoje ter ultrapassado o informal, ainda precisamos fazer um grande mutirão na qualificação profissional, porque falta mão-de-obra em várias áreas; e as pessoas procuram, mas não conseguem se empregar, por falta de qualificação", disse Lupi.
Lembrando que os cursos de Niterói eram todos na área da construção civil, ressaltou que cada vez mais o setor está aquecido, precisando de mão-de-obra em todos os níveis; e que as oportunidades nessa área eram muito grandes. Ele aproveitou para informar aos presentes que o programa Projovem Trabalhador ganhou novo prazo para ser implementado em Niterói, até junho de 2011, e que por conta dele, até o seu término no ano que vem, 3 mil jovens em situação de risco social serão capacitados.
"A chuva não perdoou; este ano Niterói viveu essa infeliz e inexorável fatalidade da natureza, mas tenho esperanças de que 2011 será o ano em que Niterói mostrará ao país toda a sua força, todo o seu potencial, na geração de empregos", afirmou o ministro, de maneira otimista.
"O Projovem Trabalhador vem aí; precisamos avançar para atender não só a demanda da construção civil, mas também a que vai ser gerada pela realização desses dois grandes acontecimentos internacionais (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) abrindo novas oportunidades especialmente nas áreas de turismo e hotelaria. Meu papel é defender a qualificação profissional do trabalhador e a carteira assinada que lhe dá dignidade; e que Deus ilumine o caminho de todos vocês", desejou aos formandos.
Além dos citados, compareceram à solenidade o Secretário de Governo, Michel Salim Saad; o presidente da Niterói Previdência, Afranio Siqueira; o Secretário de Fazenda, Selmo Treiger, o Secretário Executivo do Prefeito, Hamilton Pitanga; o secretário de Trabalho de Teresópolis, Marcos Ferreira dos Santos; o Secretário de Trabalho de São Gonçalo, Henrique Porto; a diretora da Fundação Darcy Ribeiro, Maria José Latgé, e dezenas de alunos e parentes.
Os alunos que não puderam comparecer e não receberam seus diplomas precisarão comparecer pessoalmente à Secretaria Municipal de Trabalho, no horário das 9h30m às 18 horas, para fazê-lo. A SMT fica na Avenida Feliciano Sodré, sem número - Terminal Roberto Silveira - 5º andar.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br