Ministérios do Trabalho e Emprego e da Ciência e Tecnologia consolidam Projeto ForSoft de formação de mão-de-obra em nível médio técnico
Brasília, 11/11/2008 - Os ministros do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, assinaram na manhã desta terça-feira (11), um acordo de cooperação técnica de qualificação na área de Tecnologia da Informação (TI). O objetivo do projeto é formar jovens recrutados em comunidades carentes como programadores de computador em nível médio.
O documento assinado pelos ministros consolida o Projeto ForSoft, desenvolvido pelo MCT como experiência piloto desde 2006 em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O ministro Lupi destacou a importância do ajuste entre os dois ministérios. "Estamos fazendo história ao prestarmos esse importante serviço à sociedade brasileira, preparando profissionais para atuar na área de software".
As ações conjuntas entre o MTE e o MCT deverão orientar-se pela inclusão sócio-profissional de jovens, com ênfase em linguagem de programação de computador e língua estrangeira voltada para a exportação e sustentabilidade em TI, nos seus aspectos econômico, ambiental e cultural.
Rezende ressaltou o papel do MTE na segunda fase do Projeto ForSoft. "A participação do Ministério do Trabalho e Emprego nesse projeto é fundamental para chegarmos às dezenas de milhares de jovens formados nos próximos anos e vencermos a falta de pessoal qualificado na área de software", afirmou.
Estudantes que freqüentaram o curso participaram da solenidade e receberam diplomas. Também participaram do evento diretores de empresas madrinhas do ForSoft, que oferecem contrapartida financeira e vagas de emprego para os jovens formados.
João Carlos Lima, 24 anos, fez o curso de linguagem de computador 'Java' e espera estar entre os 10% que a sua empresa madrinha vai contratar. "Esta é uma boa oportunidade para a minha qualificação. O curso é muito caro e eu não teria condições de pagá-lo se não fosse o ForSoft", diz.
O ForSoft recebeu investimentos de R$ 4 milhões do MCT. As empresas madrinhas contribuíram com valor próximo a esse, e ajudaram a selecionar as cidades onde há mais demanda para qualificação técnica em TI e que linguagem de informática seria ensinada aos jovens programadores.
O Acordo de Cooperação terá duração de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período se manifestado o interesse de ambas as partes.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br