Foto: RENATO ALVES
Ministro Carlos Lupi discursa ao lado do secretário Paul
Singer: meta é expandir ações da Economia Solidária
Brasília, 23/10/2007 - Ao participar nesta terça-feira (23), em Brasília, da abertura da IV Reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ressaltou que o grande desafio da sua pasta é a implantação de uma politica pública que consiga qualificar e gerar empregos para os segmentos sociais mais necessitados. O ministro afirmou que a economia solidária tende a se expandir no país, com a ampliação dos programas já em execução.
"O principal objetivo da economia solidária é atingir as cooperativas e trabalhadores que têm necessidade de qualificação, preparo e que precisam de algum incentivo para a venda do seu pequeno negócio. E o nosso desafio é implementar essa política pública para atingir a ponta da sociedade", disse Lupi. "Estamos nos preparando para isso, organizando com mais eficiência o nosso pessoal e as disponibilidades orçamentárias para atendermos essa população", completou.
A reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária acontece hoje e amanhã no San Marco Hotel, com a discussão de temas como "A Democracia Participativa no Governo Lula" e a Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, que estendeu aos empreendimentos solidários os benefícios não-tributários da Lei do Supersimples.
Também serão analisadas as Finanças Sociais, política do governo onde, por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do MTE, são desenvolvidos projetos de capitalização de fundos rotativos solidários que emprestam recursos a pequenos produtores.
Entre os participantes, estão representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, além dos ministérios da Educação, da Fazenda e das Cidades, entre outros.
Conselho - O CNES foi criado pelo governo em novembro do ano passado, com atribuições de propor diretrizes para as políticas de economia solidária dos ministérios e secretarias e o acompanhamento da execução dessas políticas, tendo a Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE o papel de elo, sempre que necessário, entre o conselho e os agentes do Governo federal.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203 / 3317-6540
Arquivos Relacionados:
Para ouvir esta notícia clique aqui - Audio