Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Ministro Lupi assina planos de qualificação para trabalhadores do Ceará

Três novos Planseq capacitarão 7,5 mil pessoas para atender demandas do mercado local

Foto: MTE/Divulgação

Ministro Lupi lança Planseq no Ceará

Ministro Lupi lança Planseq no Ceará

 

Brasília, 12/02/2009 - Trabalhadores cearenses serão capacitados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em ocupações relacionadas às áreas do Comércio, Turismo e Construção Civil. Nesta quinta-feira, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anuncia em Fortaleza (CE) três acordos do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Juntos, os três projetos vão beneficiar aproximadamente 7,5 mil pessoas em todo o estado e representam um investimento de R$ 7,7 milhões em qualificação de mão-de-obra, em parceria com o governo estadual e entidades do Sistema S.

A iniciativa do PlanSeQ Comércio e Serviços, que tem investimento de R$ 1,1 milhão e vai beneficiar 1.456 trabalhadores, faz parte da parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Câmara dos Dirigentes de Lojistas de Fortaleza (CDL) para atender, com mão-de-obra qualificada, a economia da região.

"O governo está fazendo a sua parte e a economia está reagindo à crise. O Nordeste tem tudo para repetir o desempenho do ano passado e ser uma das regiões com maior crescimento do emprego", afirmou Lupi.

Ainda esta tarde, Lupi e o governador do Estado, Cid Gomes irão até a cidade de Aquiraz (CE), onde será realizada a solenidade de lançamento do Planseq Turismo Ceará (1.392 beneficiados) e do segundo lote do Planseq Construção Civil, que atenderá a um total de 4.757 vagas.

Agência - Ainda nesta quinta-feira, Lupi e Cid Gomes também participam da inauguração da agência municipal do Sistema Público de Emprego (Sine) de Aquiraz, onde a população poderá ter acesso aos serviços de intermediação da mão-de-obra para o mercado de trabalho,  atendimento  ao  seguro-desemprego  e  a  emissão  de  carteira de trabalho. Totalmente informatizado,  o novo posto realizará, ainda, ações de capacitação e oficinas de orientação para o trabalho.

Além dos planos para Comércio, Turismo e Construção Civil, o MTE mantém com o estado do Ceará convênios para o Planseq Bolsa Família, Projovem Trabalhador e Juventude Cidadã, beneficiando, ao todo, cerca de 100 mil pessoas.

Capacitação - O Ministério do Trabalho e Emprego tem como prioridade aumentar os cursos de formação profissional por conta das várias demandas concretas de emprego em regiões onde há processos de desenvolvimento mais intenso, mas falta mão de obra preparada para suprir as vagas.

A finalidade é aumentar o número de trabalhadores qualificados para que tenham condições de entrar no mercado de trabalho ou se readequarem ao que demandam os vários setores da economia brasileira.

Em 2008, o número de empregos com registro em carteira no setor de comércio cresceu 7,58% em Fortaleza, com 7.152 novas contratações, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTE.  A expectativa é que, com a capacitação profissional, os trabalhadores possam ingressar às novas oportunidades de empregos que surgirem na região.

Planseq - O Planseq faz parte do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), ligado à Secretaria de Politicas Públicas de Emprego (SPPE), do MTE. O plano engloba convênios firmados com estados e municípios para execução de Planos Territoriais de Qualificação (Planteq) e convênios firmados com entidades sem fins lucrativos para execução de Planos Setoriais de Qualificação (Planseq).

Já foram implementados Planseqs para atender aos setores de transporte e logística, metalurgia, comércio, aeronáutico, tecnologia da informação, construção civil pesada, sucroalcooleiro, microcrédito, petróleo e gás, naval e têxtil entre outros.

Empregos - Em 2008, foram gerados 41.441 empregos celetistas no estado do Ceará, segundo o Caged. O resultado equivale à expansão de 5,97% no estoque de assalariados com carteira assinada de dezembro de 2007. Foi o segundo melhor desempenho da região Nordeste.






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas