Há três anos no Brasil, Ali Diab veio informar o término de sua missão e convidou Lupi para uma visita ao seu país
Foto: Renato Alves
Embaixador sírio Ali Diab (E) cumprimenta o ministro Carlos Lupi
Brasília, 26/11/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta segunda-feira (26), em Brasília, a visita do embaixador da República Árabe da Síria, Ali Diab. O embaixador - que está no Brasil desde novembro de 2004 - veio informar o término de sua missão no país e se despedir do ministro.
"Tenho a honra de ter essa audiência com o ministro; é um encontro de despedida. Tenho imensa esperança de que a relação entre nossos presidentes irá se aprofundar cada vez mais", disse o embaixador.
Ali Diab foi designado para a embaixada da Síria em novembro de 2004. Várias ações importantes marcaram sua missão no Brasil, como a assinatura de acordos com partidos brasileiros; a constituição de um grupo parlamentar sírio-brasileiro, a ser anunciado nos próximos dias; o fortalecimento das relações bilaterais e visitas a estados com grande população síria.
Ao desejar sucesso na carreira do embaixador, Lupi destacou a história do povo sírio como exemplo de uma nação que nunca desiste. "O povo sírio é um exemplo de nação e sua história tem muito a ensinar aos brasileiros", avaliou.
Ali Diab retornará ao seu país de origem no próximo dia 16. Ele também fez um convite ao ministro Lupi, para visitar a Síria.
Laços - Em meados de agosto, o ministro Lupi recebeu na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Brasília, uma comissão formada pelo o embaixador Ali Diab, o secretário Adjunto do Partido Baath Árabe Socialista, Abdalah Al Ahmar e o conselheiro e ex-ministro da Informação, Mouhdi Dakhlallh.
Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação entre o partido Árabe Socialista da Síria, Baath, e o PDT, com o objetivo estreitar os laços de amizade dos dois países e promover a troca de informações, idéias e experiências entre os dois partidos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/6540 - acs@mte.gov.br