Durante encontro com ministros e representantes da sociedade civil, Lupi também destacou a evolução do salário mínimo nos últimos anos
Foto: Renato Alves
Ministro Carlos Lupi durante o evento no Itamaraty
Brasília, 04/06/2009 - Ao participar nesta quinta-feira da 30ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), em Brasilia, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, reforçou que a geração de empregos em maio será melhor do que em abril, e que, mesmo em meio à crise, o mercado interno tem sido o grande garantidor do crescimento do país. Em abril, o Brasil gerou mais de 106 mil postos com carteira assinada.
"Maio vai ser muito melhor do que foi abril. O Brasil está no eixo do crescimento com muitos pilares fortes", disse Carlos Lupi. O ministro aproveitou o momento para falar sobre emprego e as conquistas obtidas pelos trabalhadores, como o aumento do salário mínimo, articulada com todas as centrais sindicais e com o governo do presidente Lula.
"Se olharmos para atrás, veremos que era uma realidade difícil de ser alcançada. Hoje, o Brasil tem uma legislação do salário mínimo entre as mais avançadas do mundo. O aumento do salário mínimo está vinculado ao crescimento do Produto Interno Bruto: Em janeiro de 2003 valia 85 dólares, e hoje vale 220".
Confira aqui a evolução do salário mínimo.
CDES - Com o tema "A Rede de Proteção Social no Brasil", o encontro visou debater como os programas sociais podem ser utilizados para amortecer os efeitos da crise e quais medidas podem auxiliar a estratégia do governo federal de estimular o desenvolvimento econômico com mais inclusão social.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br