Renato Alves/MTE
Ministro visita fábrica da Chery em SP
Manoel Dias conheceu as instalações e falou sobre demissões na indústria automobilística
Brasília, 08/01/2014 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, visitou nessa quarta-feira a fábrica da montadora de veículos chinesa Chery, em Jacareí, São Paulo. Será a primeira fábrica da empresa fora do seu país de origem e receberá investimentos de US$ 400 milhões. Dias aproveitou o encontro com o presidente da montadora, Roger Peng, e discutiu a possibilidade de contratação de parte dos trabalhadores desligados no final do ano passado da unidade da General Motors, em São José dos Campos.
A fábrica começará a funcionar em agosto desse ano. Os executivos esperam produzir aqui 150 mil veículos até 2017 e ocupar 3% do mercado de automóveis. Na China, atualmente, ela já produz um milhão de veículos. O primeiro carro produzido aqui será o Celer. O QQ, carro mais barato do Brasil, continuará, por enquanto, sendo importado do Uruguai e China. Hoje a fábrica emprega 400 empregados, sendo 300 terceirizados.
Segundo o ministro, o desafio da indústria automobilística é aumentar a produtividade. “O Brasil é o quarto mercado consumidor e o sétimo em volume de produção de veículos automotores. Em 2013, ela cresceu 9,9% em relação a 2012 e continuará crescendo ao longo do ano”, declarou. Sobre a possibilidade de aproveitar os trabalhadores demitidos da GM, o vice-presidente da Chery, Luiz Curi, disse que a empresa está aberta para receber os curriculos e analisá-los. “A sugestão foi bem recebida pelos executivos. Continuarei acompanhando a situação desses trabalhadores para evitar mais demissões”, declarou.
Ascom MTE
(61) 2031- 6537 / 2430