Planseq Cinturão Verde terá duração de 200 horas. Trabalhadores serão preparadas para lidar com o plantio e produção e colheita
Brasília, 11/05/2010 - O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Cinturão Verde, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai capacitar 200 trabalhadores rurais e da agricultura familiar do Distrito Federal. A aula magna acontece nesta quinta-feira, em Brasilia, com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
Os trabalhadores, assentados pela reforma agrária no Distrito Federal, pertencem aos assentamentos de 26 de Setembro, em Taguatinga; Nova Vitória, em São Sebastião; Três Conquistas, no Paranoá; e Córrego do Atoleiro, em Planaltina.
O Planseq Cinturão Verde terá duração de 200 horas, divido em dois módulos: Conteúdos Específicos (140 horas) e Conteúdos de Gestão (60 horas). Oito turmas de 25 educandos desses assentamentos serão preparadas para lidar com o plantio e produção e colheita, incluindo conteúdos básicos como noções de legislação, direitos trabalhistas, técnicas de segurança, contabilidade e cooperativismo.
"Estamos vendo um espaço no Ceasa e a qualificação é o primeiro passo para que produzam. Além disso, vamos ter uma horta comunitária e uma cooperativa para que possam buscar crédito para a produção", disse o diretor do Sindicato dos Vendedores e diretor da Central Geral de Trabalhadores do Brasil Regional do Distrito Federal e Entorno (CGTB/DF), Mauricio Ferreira Silva.
Ele explicou que a necessidade de qualificação levou em conta o grande mercado de hortaliças e produtos orgânicos da região. "Eles já têm a terra e o intuito é gerar atividade que tenha renda", disse.
Planseq - Instituídos em novembro de 2004, os Planseqs têm como objetivo qualificar mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho, de acordo com a demanda específica de cada região, facilitando a absorção dos trabalhadores.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br