Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Planseq Sul capacita agentes multiplicadores em Agricultura Familiar

Brasília, 22/08/2007 - Mais uma etapa do curso Capacitação para Agentes Multiplicadores, que faz parte da grade curricular do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Agricultura Familiar Região Sul, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi concluída nesta segunda-feira (20).

Cerca 30 pessoas participaram de uma oficina que abordou temas como concepções de desenvolvimento e novas abordagens no meio rural, realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) - entidade parceira do MTE na execução do programa - por meio de sua Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf).

O curso teve como objetivo apresentar concepções de desenvolvimento com foco na agricultura; discutir sobre a agricultura familiar no capitalismo e no processo de desenvolvimento, além de introduzir as novas abordagens de desenvolvimento rural, tais como o papel dos modos de vida rural, das redes, o desenvolvimento territorial, a segurança alimentar entre outros.

Planseq - O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Agricultura Familiar está qualificando, ao todo, 2.370 agricultores da Região Sul e 30 agentes multiplicadores. O programa abrange 300 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Planseq Agricultura Familiar é composto por cinco cursos de qualificação com 200 horas cada, sendo abordados temas como a organização social na agricultura familiar, desenvolvimento sustentável e princípios básicos de construção habitacional.

Um dos cursos tem como meta qualificar 1.500 agricultores familiares para intervenção e construção de políticas públicas e alternativas de geração de trabalho e renda no campo.

Para fortalecer a participação das mulheres na agricultura familiar e facilitar sua inserção na unidade produtiva, 660 agricultoras estão recebendo qualificação. Outros 90 profissionais são qualificados para construção civil, na ocupação de pedreiro, para que possam construir casas de melhor qualidade e de baixo custo para os agricultores familiares da região atendida, cujas habitações, em geral, são precárias.

O programa também está capacitando 120 agentes sociais e 30 agentes multiplicadores para que possam passar conhecimentos desenvolvidos no Planseq junto aos agricultores familiares de suas regiões.

O Planseq Agricultura Familiar conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Itapejara D'Oeste (PR), Fetraf-Sul, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Acresol Central (SC/RS).

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas