Trabalhar na área requer uma série de aptidões, como dinamismo, criatividade e senso crítico; remuneração média variou de R$ 5 mil a R$ 11,7 mil em 2006 segundo a Rais
Brasília, 08/05/2008 - Hoje é dia do profissional de marketing. Para exercer a profissão é preciso, além de curso superior ou pós-graduação em áreas como Publicidade ou Relações Públicas, por exemplo, ter um grande gosto - ou até mesmo paixão - por superar desafios.
Isso porque a rotina de quem trabalha nessa área envolve desde o pensamento e o planejamento estratégico, até a promoção e venda do produto, seja ele tangível (como bens de consumo) ou intangível (serviços). Flexíveis, estes profissionais têm que ter aptidão para o negócio e estar prontos para lidar com novas tecnologias. Além disso, o mercado costuma cobrar domínio de línguas estrangeiras.
Levantamento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revela que a remuneração média dos profissionais de mercado variou de R$ 5 mil a R$ 11,7 mil em 2006. Também foram constatadas 24.057 pessoas trabalhando no segmento, nas ocupações de analista de pesquisa de mercado, gerente de marketing e diretor de marketing. Das vagas ocupadas nesse período, 11.994 foram preenchidas por mulheres, com remuneração média em torno de R$ 2,9 mil para analista de pesquisa de mercado e de R$ 9,3 mil para quem conseguiu chegar ao topo da carreira como diretor de marketing.
A faixa salarial para o sexo masculino foi um pouco maior: R$ 3,6 mil para analista de pesquisa de mercado; R$ 6,9 mil para gerente de marketing e R$ 12,9 mil para diretor.
A Rais mostra ainda que tanto a remuneração média quanto ao número de profissionais que atuavam na área aumentou em 2006 na comparação com o ano anterior. Em 2005, a remuneração média variou de R$ 3 mil a R$ 10,8 mil para os 20.710 trabalhadores, entre homens e mulheres, empregados naquele período.
A profissão - Os profissionais de marketing exercem suas atividades em empresas de qualquer setor de atividade econômica, como a indústria, o comércio, prestação de serviços, agropecuária e a administração pública. Trabalham majoritariamente como autônomos ou associados a agências de publicidade e a institutos de pesquisa de mercado. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão o que pode ocasionar estresse.
Atividades - Estes profissionais estruturam estratégias de projeto; pesquisam o quadro econômico, político, social e cultural; analisam mercado; desenvolvem propaganda e promoções; implantam ações de relações públicas e assessoria de imprensa; vendem produtos, serviços e conceitos.
Demais informações sobre as características da ocupação podem ser obtidas no site do Ministério do Trabalho e Emprego http://www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?codigo=2531
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