'Vira Vida' promove a colocação de Aprendizes em parques industriais
Brasília, 18/04/2011 – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia SRTE/BA, em articulação com o SENAI e diversas empresas do ramo industrial possibilitou a inclusão de 68 (sessenta e oito) jovens educandos do Projeto Vira Vida, no mercado de trabalho.
Segundo a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho na SRTE/BA, Marli Costa Pereira, a instituição, “sensível à necessidade de oferecer aos menores e adolescentes (do projeto Viva Vida) a possibilidade de profissionalização através do emprego regular”, sugeriu às entidades e empresas parceiras a implantação de um Programa Piloto de Aprendizagem Industrial Básica - Auxiliar de Rotinas Administrativas Industriais – com a finalidade de incluir os jovens do Projeto no mercado de Trabalho.
Conforme explica, Marli, após várias reuniões com a coordenação do ViraVida e do Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial (SENAI), a SRTE/BA passou a divulgar comunicado junto às empresas que estavam pendentes com o cumprimento da cota de aprendizagem enfatizando a prioridade da contratação dos jovens do ViraVida.
"As empresas apoiaram prontamente a proposta da SRTE/BA e o SENAI, por sua vez, possibilitou a abertura de duas turmas de formação profissional para os 68 jovens que foram contratados por 12 empresas", relem
"Esse foi um ganho social imensurável para os jovens e mais um aprendizado para todos nós”, avalia a auditora fiscal do Trabalho.
Projeto - O ViraVida foi idealizado e implementado pelo Conselho Nacional do SESI, que conta com a parcerias, dentre outras, como, o SENAI, SESC, SENAC, SEBRAE e do próprio MTE. Tem como objetivo criar um leque de oportunidades produtivas sustentáveis, contemplando a profissionalização e/ou autogestão e o encaminhamento para o emprego de jovens e adolescentes socialmente vulneráveis à violação de direitos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br