Brasília, 12/09/2007 - Com o objetivo de atender a demanda por mão-de-obra qualificada da indústria aeronáutica paulista, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou, em Botucatu (SP), uma audiência pública para discutir a expansão do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Aeronáutico neste município.
O Planseq Aeronáutico já acontece nas cidades de Araraquara e de São Carlos, ambas do interior de São Paulo e com forte demanda por trabalhadores capacitados neste segmento, devido à economia local. O programa está qualificando, ao todo, 932 trabalhadores.
A qualificação na área aeronáutica conta com a parceria da Embraer, Tam e Kawasaki, que deverão absorver os profissionais qualificados. A expectativa é a de que pelo menos 70% dos participantes sejam absorvidos pelo mercado destas duas regiões.
O setor aéreo é estratégico para o país, por favorecer a integração nacional e acarretar impactos econômicos relevantes, como a atração de negócios e de empreendimentos diversos, o transporte de cargas e a expansão do turismo.
Qualificação - Instituído em novembro de 2004, o Planseq é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como objetivo qualificar mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho. Já foram instalados Planseqs nas áreas de agricultura familiar, metalúrgica, aeronáutica, turismo, doméstica e de petróleo e gás.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540