Beneficiários do Programa Bolsa Família poderão participar de cursos nas áreas de Construção Civil e Turismo
Brasília, 31/07/2009 - Quatrocentos e oitenta e três alunos de cursos do Plano Setorial de Qualificação para beneficiários do Bolsa Família (Planseq - Bolsa Família) realizado em Minas Gerais foram diplomados nesta sexta-feira, em evento com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Até o fim do ano, 16.945 receberão qualificação profissional em Minas Gerais, com investimento de R$ 13,2 milhões nesta etapa do plano no estado.
Os cursos são voltados para beneficiários do Programa Bolsa Família, realizados em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, Senai/MG e Unicapes. A carga horária dos cursos é de 200 horas/aula, nas áreas de pintor, armador e montador, carpinteiro, azulejista, encanador mestre de obras, auxiliar de escritório, eletricista, pedreiro, reparador, almoxarife, gesseiro, desenhista, projetista e operador de trator.
Os cursos na área de turismo seguem demanda para a ocupação de postos de trabalho em função da expansão do segmento nos últimos anos e com vistas à realização de grandes eventos no país, em particular a Copa do Mundo em 2014.
As inscrições podem ser realizadas nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e nas agências dos Centros de Referência de Atendimento Social (Cras). Os interessados devem comprovar ser beneficiários ou parentes de beneficiários do Bolsa-Família, apresentando o número do NIS/PIS.
Planseq - A meta dos Planos Setoriais de Qualificação (Planseq), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para este ano é levar capacitação profissional a 210.190 trabalhadores de várias regiões do país. Os programas serão implementados em parceria com estados, municípios e entidades da sociedade civil.
Mais de 170 mil das vagas estão direcionadas ao público beneficiário do programa Bolsa Família, para os segmentos da construção civil e turismo nacional. As demais oportunidades são voltadas para os setores de petróleo e gás natural, naval, construção civil; turismo, agroextrativismo, moto-frete e economia solidária.
Os Planseqs são elaborados com base nas necessidades regionais do mercado de trabalho. Os cursos dão prioridade à população considerada vulnerável e pessoa de baixa escolaridade. A metodologia adotada garante ao trabalhador a formação em ocupações que aumentam as chances do trabalhador de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br