Reestruturados, os Conselhos estadual e regionais têm maior participação na definição de prioridade dos programas desenvolvidos pela Superintendência
São Paulo, 28/05/2008 - Aconteceu na última segunda-feira (26) reunião do novo Conselho Sindical Paulista (Capital), no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo. É a primeira reunião do Órgão após sua reestruturação pela Portaria SRTE/SP nº 13, de 28 de fevereiro de 2008, que fortaleceu o Conselho Sindical Estadual e os Regionais, ampliando a participação dos mesmos na definição de prioridades nos programas desenvolvidos pela Superintendência.
Nesta primeira reunião, estavam presentes representantes de todas as centrais sindicais, totalizando mais de 50 sindicalistas de diversas categorias de trabalhadores. Todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar aos conselheiros e à SRTE/SP suas demandas, propostas e sugestões.
Na ocasião, ao apresentar os programas desenvolvidos pela SRTE/SP, a superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Lucíola Rodrigues Jaime, reafirmou a intenção de ampliar o trabalho em parceria com as centrais e seus sindicatos, adotando mecanismos que já alcançaram excelentes resultados em todo o estado de São Paulo. "Nosso exemplo mais recente vem do Programa Interinstitucional de Combate à Terceirização Irregular. Ao invés de agirmos caso a caso, com a ajuda dos sindicatos, identificamos com mais eficiência os setores mais problemáticos e convocamos grupos de empresas para a regularização", esclareceu Lucíola.
O trabalho da SRTE/SP já rendeu até um pacto com a representação patronal dos hospitais filantrópicos, onde os empresários se propõem a acabar com as cooperativas de mão-de-obra irregular.
Com a reformulação, a escolha dos membros do Conselho é feita em plenárias com ampla participação de representantes das Centrais Sindicais ou representantes diretos dos sindicatos. Os conselheiros devem se reunir no mínimo a cada dois meses e auxiliar na elaboração do planejamento nas áreas da Gerência Regional onde houver o interesse do trabalhador.
Assessoria de Imprensa da SRTE/SP