Superintendente Antonio Albuquerque recebe a camisa da campanha promovida pela AFAITERJ contra a exploração infantil
MTE e COL detalham diretrizes para fiscalização nas áreas de realização dos grandes eventos no Estado
Rio de Janeiro, 17/03/2014 – Após quase três meses de debates, foi realizada nesta segunda-feira (17), na Superintendência Regional do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), a plenária final de encerramento da Oficina para Promoção do Trabalho Decente nos Grandes Eventos – Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. A oficina permitiu a construção de uma agenda com propostas para fomentar o debate constante em torno dos eventos, importante compromisso para o país.
O superintendente Antonio Albuquerque afirmou que o evento permitiu uma profunda análise sobre um tema de extrema relevância para o país. “O trabalhador deve ter os seus direitos garantidos e respeitados e isso sempre será uma bandeira do MTE. A conscientização de empresas, sindicatos e membros da sociedade civil é fundamental para o sucesso das propostas indicadas”, afirmou.
Na plenária foram apresentadas ações como a realização de uma reunião dos auditores fiscais do Trabalho (AFTs) do Rio de Janeiro com o Comitê Organizador Local (COL) para detalhar as diretrizes referentes aos procedimentos fiscalizatórios nas áreas que receberão os eventos da Copa e Olimpíada.
Além disso, durante os debates, mediados pela auditora Gisele Daflon, foram aprovadas também as seguintes propostas: produção de flyers sobre os temas abordados; apoio à campanha de produção contra a exploração infantil; criação de um grupo virtual para manutenção e troca de informações entre os participantes da oficina e estímulos para a inclusão de trabalhadores vinculados à economia solidária nos locais de jogos.
A oficina é uma realização entre o Ministério do Trabalho e Emprego, o Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), os governos Estadual e Municipal e conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT), da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro (AFAITERJ) e de diversas outras instituições que assinaram o termo de adesão.
Assessoria de Imprensa/MTE
Com informações da SRTE/RJ
(61) 2031-6537 / 2430 – acs@mte.gov.br