Objetivo do evento é debater formas de potencializar a inserção de jovens no mercado de trabalho da região
Brasília, 10/03/2010 - Florianópolis recebe, na próxima sexta-feira (12) o 1° Fórum Catarinense de Aprendizagem. O objetivo do evento é debater formas de potencializar a inserção de jovens no mercado de trabalho da região.
O evento tem início às 9h, no auditório da Assembléia Legislativa de Florianópolis - Palácio Barriga Verde (Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310). O fórum é direcionado a educadores, empresários, contadores, profissionais de recursos humanos e outros interessados no tema.
Durante reunião preparatória para o evento, em fevereiro, o coordenador-geral de Preparação e Intermediação de Mão-de-Obra Juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego, Felipe Augusto Teixeira, ressaltou que o fórum vai possibilitar o desenvolvimento de estratégias para a inserção dos aprendizes no mercado de trabalho catarinense.
Para o coordenador, todos ganham com a inserção de aprendizes: "As empresas, porque podem desenvolver novos talentos. Os jovens, porque podem iniciar uma carreira profissional. E a sociedade, com o desenvolvimento sócio-econômico", avalia Teixeira.
Números - No estado de Santa Catarina existem cerca de 50 mil vagas de trabalho disponíveis para aprendizes. Os números são baseados em estudo realizado pelo auditor fiscal do trabalho e atualmente chefe da Seção de Inspeção do Trabalho (SEINT), Adelmo Miranda. O levantamento constatou também que há mais de um milhão de jovens catarinenses à espera de uma vaga e mais de dois mil estabelecimentos aptos a atender à demanda.
Lei da Aprendizagem - Estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos (Lei nº. 10.097/2000, regularmentada pelo Decreto nº. 5.598/2005).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br