Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

São Paulo ganha primeiro centro de Economia Solidária

MTE investiu R$ 330 mil para construção do equipamento que vai incentivar a criação de empreendimentos para a geração de trabalho e renda

Brasília, 22/08/2007 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inaugura, em São José do Rio Preto, o primeiro Centro Público de Economia Solidária no estado de São Paulo, nesta quarta-feira (22). O objetivo do centro de detectar e incentivar as associações e empreendimentos populares de Economia Solidária, de maneira a serem capacitados e requalificados em suas áreas de atuação para a geração de trabalho e renda.

O projeto do Centro Público da Economia Solidária de São José do Rio Preto foi construído com recursos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do MTE, da ordem de R$ 330 mil. A verba foi repassada por meio da Fundação Banco do Brasil e do próprio município beneficiado.

O centro está dividido em três partes. O primeiro laboratório é de design de moda. Equipado para a Confecção, Modelagem Industrial e Acabamentos. O município já foi um pólo de desenvolvimento nesta área. O segundo espaço é destinado à área pedagógica. Serão ministrados cursos preparatórios em Língua Portuguesa e Cálculos Matemáticos, para um melhor aproveitamento nos cursos de qualificação profissional. O terceiro espaço é uma cozinha experimental equipada para oficinas voltadas à área da alimentação. Atualmente algumas cooperativas estão em pleno desenvolvimento neste setor.

Os centros são o resultado de parcerias da Senaes com universidades, prefeituras e instituições que atuam na qualificação profissional e inclusão social.

Mapeamento - A Economia Solidária está cada vez mais consolidada como importante alternativa de inclusão social pelo trabalho para milhares de trabalhadores que buscam espaço no mercado de trabalho. De acordo com um levantamento do MTE, hoje são mais de 18.300 empreendimentos, como cooperativas, associações ou na administração de empresas falidas, inserindo mais de 1,5 milhão de pessoas em atividades de produção de bens e prestação de serviços, consumo e crédito no país.

Serviço

A inauguração está marcada para as 10 horas de hoje, na Rua Silva Jardim esquina com Avenida Cenobelino de Barros Serra (galpão 8 da Ceagesp) 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6962/6540






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas