Durante os dois dias de evento participantes irão debater melhorias para a execução de Planseqs e Planteqs
Foto: Renato Alves
Carlo Simi durante abertura do seminario
Brasília, 18/03/2010 - Nesta quinta-feira (18), foi realizada a abertura do Seminário "Supervisão PNQ 2010: parâmetros de uma gestão eficiente", em Brasília. O evento reuniu representantes do Departamento de Qualificação (DEQ) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) para tratar da gestão de convênios.
O seminário conta com aproximadamente 60 participantes, entre técnicos de supervisão das SRTEs e demais servidores envolvidos na execução de convênios para qualificação. Os motivos da realização do evento foram esclarecer a questão do monitoramento e supervisão dos convênios; definir os papéis dos agentes envolvidos na supervisão, como forma de melhorar os resultados obtidos; e esclarecer novos procedimentos e apresentar o Planejamento Anual de Supervisão.
A supervisão dos convênios foi o principal tema do seminário. Em 2008, foram realizadas 20 supervisões, em 2009 foram 81 supervisões em 24 estados. Para 2010 a meta é realizar 734 supervisões. A supervisão dos convênio visa à correção de falhas e a garantia da qualidade da execução da ação.
O debate teve como objetivos principais planejar, otimizar recursos humanos, integrar equipe, consolidar métodos de supervisão, efetuar controle de monitoramento e melhorar a comunicação interna. A programação contou com exposição de painéis e palestras de capacitação seguidas de plenária, para discussão de temas ligados à importância das ações de monitoramento e supervisão; participação das SRTEs na supervisão; identificação de problemas operacionais; discussão da metodologia atual, com a apresentação de proposição para seu aperfeiçoamento; prestação de contas e supervisão financeira de convênios; entre outros.
O diretor do DEQ, Carlo Simi, afirmou que 24 estados já foram visitados e 81 convênios foram executados. "Nosso objetivo é visitar os 26 estados e o DF e executar 100% dos convênios, de forma objetiva e coordenada. Nesse ano foram feitas mais de 700 visitas pelo departamento e pelas Superintendências. Mais de 100 mil trabalhadores serão beneficiados com novos convênios que foram firmados", resslatou. Simi destacou também a importância do trabalho dos servidores das SRTEs. "Os municípios são os grandes executores, pois estão próximos de quem precisa das políticas públicas".
Em 2010, o Plano Nacional de Qualificação (PNQ) completa sete anos de atividades. Hoje estão em vigência 319 convênios firmados objetivando a qualificação social e profissional de trabalhadores em todo o país. O seminário continua nesta sexta-feira (19).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br