Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Seminário em Cuiabá debate saúde e segurança no trabalho

Evento vai promover a atualização dos profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho e demais atores envolvidos com o tema, na linha da valorização e humanização do trabalho

Cuiabá, 19/08/2008 - Saúde e segurança no trabalho em pauta em Mato Grosso. É que começa hoje (19) e vai até sexta-feira (22) o IX Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho do Estado de Mato Grosso, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT), em conjunto com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). A reunião, que será no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Senac), localizado na Travessa Alice de Faria, Centro de Cuiabá.

Na programação, constam palestras, debates, painéis e cursos de capacitação que visam promover a atualização profissional do público alvo: profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS), sindicalistas, empresários, entre outros. A linha é a valorização e humanização, prevenindo acidentes e melhorando o meio ambiente do trabalho.

A abertura solene do seminário será às 19h com a participação do Coral do Cefet-MT e do poeta Josué Ferreira. Na seqüência, será apresentada a palestra 'Prevenção de Acidente de Trabalho', pelo representante da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, Luis Fabiano Pereira, e pelo superintendente Regional do Trabalho, Valdiney Antonio de Arruda.

Contribuíram para a realização do IX Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho, além da SRTE/MT e da Fundacentro, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Mato Grosso (FETIEMT), o Sistema Fecomercio/MT-SESC/SENAC, o Ministério Público do Trabalho, a Universidade Federal de Mato Grosso, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, CPR/MT, o SESI, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho/MT, o Centro de Referência Saúde do Trabalhador, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de mato Grosso (SINTECOMP).

Balanço - Diz o texto constitucional que todo trabalhador tem direito a exercer suas funções em condições seguras e saudáveis de trabalho e a União é responsável por garantir esses direitos por meio de ações desenvolvidas pelos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde.

Segundo o texto que descreve a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador, publicado em 2004, as mortes por acidentes de trabalho acontecem por desrespeito às normas de proteção ao trabalho.

Os principais problemas detectados foram a não utilização dos equipamentos de proteção, as doenças causadas pelo ambiente de trabalho e as doenças ocupacionais (aquelas que estão diretamente ligadas à atividade desempenhada pelo trabalhador).

 

Assessoria de Imprensa SRTE/MT






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas