Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Servidores ganham novo sindicato em São Paulo

Ministro Lupi prestigia cerimônia de entrega da certidão de registro do Sindicato dos funcionários da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas de São Paulo

Foto: Divulgação

Sindilex

 

São Paulo, 16/02/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta segunda-feira (16) da entrega da certidão de registro do Sindicato dos servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas de São Paulo (Sindilex), realizada na Câmara legislativa da cidade. Com cerca de 3 mil filiados, a entidade passa a exercer todas as prerrogativas de um sindicato reconhecido pela lei, como representar judicialmente seus filiados e também negociar o reajuste salarial anual (data base) das categorias.
 
A luta pela valorização do servidor público e o fortalecimento da sua representação sindical são defendidas pelo ministro Lupi desde sua posse, em abril de 2007. Desde então, o Governo Federal regulamentou vários dispositivos que dificultavam a atuação dos sindicatos do segmento - especialmente nas negociações coletivas do setor.

"Este Governo resgatou a concepção de que o servidor é a base de um Estado dinâmico e eficiente, e a valorização desse trabalhador também passa pelo fortalecimento dos seus sindicatos", frisou Lupi. "Assim como o reconhecimento das centrais sindicais, essa é mais uma conquista do Governo Lula. Sem radicalismos, mas com firmeza, o Governo está mostrando com clareza o seu posicionamento".

Na avaliação do secretário de Relações do Trabalho, Luiz Antônio Medeiros, o ministro foi corajoso ao tratar de temas que desde a Constituição de 1988 permaneciam sem regulamentação, como a obrigatoriedade da contribuição sindical dos servidores públicos. Ele lembrou ainda que no ano passado o ministério enviou à Presidência da República um parecer favorável à ratificação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho, que trata do tema.

"Sem uma representação sindical plena, o servidor público era tratado como um trabalhador de segunda categoria", resumiu Medeiros.


Assessoria de Imprensa do MTE

(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas