Na noite desta segunda-feira (03) um operário terceirizado da empresa Sartori morreu soterrado depois de um desmoronamento
São Paulo, 06/03/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE/SP) interditou na última terça-feira (4), obras do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (SEMAE) na região de São José do Rio Preto (SP). Na noite anterior, o operário Cristiano Costa Barbosa, 26 anos, terceirizado da empresa Sartori, morreu soterrado depois de um desmoronamento.
A interdição, coordenada pelos auditores fiscais da Gerência Regional de São José do Rio Preto, foi motivada principalmente pelo risco iminente de novos desmoronamentos, já que a obra estava descumprindo os procedimentos de segurança previstos na Norma Regulamentadora NR 18. A falta de garantia de estabilidade dos taludes (inclinação) da escavação, conforme previsto na NR-18, foi o fator que causou o soterramento do funcionário. Segundo os auditores que estiveram no local, a proteção do buraco só é retirada para aterramento e não poderia em momento algum ter sido retirada com um operário dentro da obra.
A obra só poderá ser retomada quando todos os riscos aos trabalhadores forem eliminados e as normas de segurança estiverem sendo cumpridas. A SRTE/SP vai intensificar a atenção sobre as obras do SEMAE para que não ocorram novos acidentes.
Assessoria de Comunicação da SRTE/SP