Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

SRTE-MT prepara a II Conferência Estadual de Economia Solidária

Evento Ttem como tema 'O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento'

Brasília, 23/04/2010 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT) realizará, entre 26 e 28 de abril, a II Conferência Estadual de Economia Solidária. O evento ocorrerá no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Os principais objetivos são avaliação dos avanços, limites e desafios da Economia Solidária; proposição de prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas, dentre outros.

Direcionado a representantes do Poder Público, organizações da sociedade civil, empreendimentos econômicos solidários e suas representações, o evento tem como tema "O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento".

Sob o lema "Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável", a Conferência pretende avançar no reconhecimento do direito a formas de organizações econômicas baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na sustentabilidade e na solidariedade como modelo de desenvolvimento.

A etapa estadual é antecedida pelas Conferências Regionais de Economia Solidária, realizadas entre os dias 26 de março e 16 de abril de 2010, em todo Estado, e cujos resultados serão submetidos à apreciação para deliberação e aprovação. Com uma média de 150 participantes por município, entre representantes de associações de produtores rurais, pastorais, associações indígenas, sindicatos, Poder Público, sociedade civil, artesãos, e outros empreendimentos solidários, as regionais elegeram 160 delegados para a II Conferência Estadual de Economia Solidária.

Confira abaixo os municípios onde foram realizadas as Regionais:
26/03 - Cáceres
31/03 - Metropolitana - Baixada Cuiabana
07/04 - Colíder
09 e 10/04 - Rondonópolis
09/04 - Morraria (Poconé)
15/04 - Tangará da Serra
16/04 - Juína
16/04 - Lucas do Rio Verde
16/04 - São Felix do Araguaia

Dentre as nove regiões citadas, a SRTE/MT esteve presente na Baixada Cuiabana, Rondonópolis, Juína, Morraria (Poconé), e Tangará da Serra. Durante sua participação em Juína, a 735 km da capital, Cuiabá, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney de Arruda, fez um balanço positivo.

"A participação foi produtiva e essencial para que a etapa estadual alcance avanços significativos para a prática da Economia Solidária", analisou. Além dos debates, as etapas regionais viabilizaram uma feira de troca e comercialização. "Dessa forma, os produtores e empreendedores tiveram um espaço para exposição, troca e comercialização de seus produtos, como forma de incentivar e exercitar uma economia mais sustentável", comentou Valdiney.

Segundo o superintendente, a Economia Solidária contribui para o combate à pobreza e à desigualdade social. "É uma estratégia de enfrentamento da exclusão social e precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de renda", acrescenta.

Ecosol - Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano, e não do capital, de base associativista e cooperativista. Em Mato Grosso, esta prática avançou nos últimos anos, tanto em organização quanto em execução de ações no território.

Há ainda o crescimento do número de empreendimentos econômicos solidários resultantes da ação das incubadoras e de outras entidades de apoio e das políticas públicas que demandam a organização coletiva. Levantamento realizado pela Rede Unitrabalho, em 2007, identificou 742 empreendimentos de Economia Solidária no Estado.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas