Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

SRTE/RS realiza Reunião Plenária do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional

Ação visa debater o tema entre empresas, intituições e autoridades locais envolvidas com o tema

Rio Grande do Sul, 26/03/2010 - Brasília, 26/03/2010 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul (SRTE/RS) realiza no dia 31 de março, a Reunião Plenária do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional. O evento ocorrerá a partir das 14h, no Auditório da SRTE/RS, na Avenida Mauá, nº 1013, 10º andar - Centro - Porto Alegre/RS.

O Fórum faz parte de uma ação nacional de mobilização em favor do cumprimento dos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, e visa promover o debate entre empresas, autoridades locais e outras instituições empenhadas no projeto nacional de desenvolvimento econômico e social sustentável.

Na pauta do encontro, o relato do Fórum Nacional da Aprendizagem; da reunião da coordenação do Fórum Gaúcho da Aprendizagem; audiências públicas e assuntos gerais. Além disso, o Fórum discutirá também a aplicabilidade da lei, os desafios, as boas práticas, avaliação de resultados, além das propostas de adequação, metas para municípios ou por setores econômicos.

Estão convidados empregadores, entidades formadoras, sindicatos, sociedade civil, autoridades estaduais e municipais envolvidas com a profissionalização de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência.

As reuniões do Fórum Gaúcho de Aprendizagem já acontecem desde o ano passado. Um dos grandes avanços foi a aprovação de um Grupo de Trabalho que tem por função visitar entidades executoras de qualificação para a Lei da Aprendizagem. Seu objetivo é a construção de identidades entre as várias metodologias adotadas pelas entidades executoras da formação estabelecida pela Lei. Primeiro grupo criado dentro do Fórum Gaúcho é composto por entidades que qualificam para o setor metal mecânico.

São participantes do Grupo de Trabalho metalúrgico, a Escola Calábria, Pão dos Pobres, Projeto Foco, Senai, SRTE e CEDICA (Conselho Estadual da Criança e do Adolescente). Este GT fará a visita em todas as instituições que qualificam na área metal-mecânica e construirá um relatório conjunto que será apresentado na plenária do Fórum, explica Luiz Muller, Chefe da Divisão de Atendimento ao Trabalhador da SRTE/RS.

A meta do MTE é inserir até o final de 2010, pelo menos, 800 mil aprendizes no mercado de trabalho. De acordo com dados do MTE, existem hoje no Brasil 155.864 aprendizes no mercado de trabalho. O Estado do Rio Grande do Sul possui cerca de 35 mil aprendizes registrados nas empresas. A capacidade total no Estado é de 86 mil.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas