Ação teve como objetivo combater o trabalho irregular. Setenta empresas foram visitadas, algumas notificadas até que apresentassem a contratação de seus profissionais
São Paulo, 23/10/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, através da Gerência Regional do Trabalho de Piracicaba, em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho, fiscalizou 70 empresas do ramo de jóias e folheados na cidade de Limeira, interior do estado, com o objetivo de regularizar o trabalho informal.
A equipe de auditores fiscais MTE encontrou diversas irregularidades em pelo menos 60 empresas. De acordo com o Gerente Regional, Antenor Varolla, foram encontrados adolescentes trabalhando em situação ocupacional considerada de risco em cerca de 20% das empresas fiscalizadas.
Além disso, outras irregularidades foram encontradas, como falta de registro em carteira, de exames médicos admissionais e demissinais e a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
As empresas foram notificadas a apresentarem a documentação comprovando a regularização dos trabalhadores. Segundo o gerente regional, esta é uma oportunidade para as empresas regularizarem a situação. No entanto, aquelas nas quais persistirem irregularidades serão autuadas e multadas.
Assessorai de Imprensa SRTE/SP