Rio Grande do Sul, 25/08/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul (SRTE/RS) vai realizar dois mutirões na região da fronteira Oeste do estado para encaminhar o seguro-defeso dos pescadores artesanais. O primeiro começa na tarde desta terça-feira (25), às 14h, em São Borja. O segundo será nesta quarta-feira (26), às 8h30m, em Itaqui.
O período do defeso na bacia hidrográfica do rio Uruguai vai de 1º de outubro e a 31 de janeiro. Durante esses meses, a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies. Em contrapartida os pescadores artesanais receberão quatro parcelas do seguro-defeso no valor de um salário-mínimo.
De acordo com o superintendente regional, Heron de Oliveira, o benefício aos pescadores tem uma grande relevância social: "O seguro-defeso garante a esses trabalhadores uma renda mínima para o sustento de suas famílias durante o período em que não podem pescar. Também é uma forma de proteger o meio ambiente e o ofício desses trabalhadores no futuro", declarou Oliveira. Só no ano passado foram beneficiados 124 pescadores em São Borja e 185 em Itaqui. Quem não encaminhar o benefício durante os dias do mutirão, poderá fazê-lo até o dia 30 de setembro nas agências do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (Sine) ou do Ministério do Trabalho e Emprego.
Assessoria de Imprensa SRTE/RS