Brasília, 14/08/2007 - O Consórcio Social da Juventude de Teresina (PI) Tear da Juventude atingiu a meta de inserção de jovens qualificados pelo Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE) no mercado de trabalho. Dos 659 estudantes que concluíram as atividades, 197 já estão trabalhando em ocupações que aprenderam durante o curso de formação social e profissional.
A maior parte dos jovens (43,29%) está empregada com registro em carteira. Os demais foram inseridos por meio da aprendizagem e estágio (23,22%) e por formas alternativas de geração de renda (33,53%).
A entidade âncora contou com uma rede de 19 entidades executoras no desenvolvimento das ações previstas no plano de trabalho. Durante o curso de 400 horas/aula, a qualificação foi dividida em seis áreas de atuação: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida; Inclusão Digital; Valores Humanos, Ética e Cidadania; e Ações de Estímulo e Apoio a Elevação da Escolaridade; e Economia Solidária e Empreendedorismo. Estas áreas compreenderam oficinas profissionalizantes em cursos como culinária, eletrônica básica, mecânica de motos, serviços de escritório, montagem e manutenção de bicicletas, artes e animações gráficas e operador de telemarketing.
Primeiro emprego - Os Consórcios Sociais da Juventude (CSJ), uma das ações do PNPE, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), têm como objetivo qualificar jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.
Os consórcios são realizados em parceria com entidades da sociedade civil, que devem fazer a qualificação, captar vagas e inserir, obrigatoriamente, 30% dos jovens capacitados no mercado de trabalho. Os CSJ já atenderam 85.723 jovens desde que o programa foi implementado, em 2003.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6962 / 6540