Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Trinta alunas do Planseq Doméstico Cidadão recebem certificado hoje

O curso com 1.600 horas/aula incluiu elevação de escolaridade e qualificação sócio-profissional

Brasília, 29/08/2007 - O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Trabalho Doméstico Cidadão, de Recife (PE), vai certificar 30 trabalhadoras domésticas que concluíram a etapa de qualificação profissional e de elevação de escolaridade (Ensino Fundamental). A solenidade será realizada nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, no auditório da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O curso teve suas atividades encerradas em junho, totalizando 1.600 horas. A grade curricular foi desenhada de forma integrada: a elevação da escolaridade e a qualificação sócio-profissional foram desenvolvidas em conjunto e os saberes construídos de maneira interdisciplinar, confrontando o saber adquirido pelas trabalhadoras ao longo da vida, com o conhecimento sistematizado pela escola.

Os dois primeiros subprojetos contemplaram a qualificação social e profissional das trabalhadoras atendidas pelo programa, divididos em duas vertentes: o subprojeto I compreendeu qualificação social, profissional e elevação de escolaridade; o subprojeto II foi voltado para fortalecimento da organização das trabalhadoras domésticas. O terceiro abordou a "intervenção em políticas públicas" por meio de elaboração de campanhas e ações voltadas para a categoria e à sociedade, com o objetivo de promover a valorização da trabalhadora e do trabalho doméstico.

Capacitação - O Planseq Doméstico Cidadão prioriza a qualificação social e profissional e garante às trabalhadoras o resgate da cidadania e a melhoria da auto-estima. Os cursos abordam questões fundamentais para o exercício da cidadania, como a elevação da escolaridade, o fortalecimento da auto-organização das trabalhadoras domésticas e o desenvolvimento de projetos para intervenção em políticas públicas.

O programa é constituído de três subprojetos. O primeiro - "Qualificação social e profissional integrada com elevação de escolaridade" - tem como objetivo elevar a qualificação profissional destas trabalhadoras por meio de cursos.

O segundo - "Qualificação social - formação para auto-organização" -, objetiva o engajamento das trabalhadoras no mundo do trabalho, para que continuem seus processos de luta por seus direitos.  O terceiro subprojeto - "Intervenção em políticas públicas" - contempla a elaboração de campanhas voltadas para a sociedade em relação a questões do trabalho doméstico, como direitos humanos e violência contra a mulher, direito à moradia, saúde, trabalho e previdência social e erradicação do trabalho infantil doméstico.

A ação tem o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Seppir), Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas