PNMPO

Emprego e Renda
  Clique para retornar à página inicial.

Data

Notícias Relacionadas


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Beneficiários do Bolsa Família contam com projeto de microcrédito do Ministério






Receba notícias do MTE em tempo real.

Beneficiários do Bolsa Família contam com projeto de microcrédito do Ministério

Mais uma iniciativa para promover a integração de políticas públicas implementadas pelo Governo Federal e permitir a emancipação da população atendida pelo Programa

Brasília, 17/10/2008 - O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego e do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), está lançando projeto para oferecer microcrédito a potenciais empreendedores identificados no Programa Bolsa Família. 

O cruzamento de informações realizado pela coordenação do Programa de Microcrédito e pelo MDS identificou que nos municípios atendidos pelas organizações de microcrédito habilitadas ao Ministério do Trabalho existem mais de um milhão de pessoas que trabalham por conta própria e que constituem-se em potenciais microempreendedores que podem ser atendidos pelo PNMPO.  

O MTE, por meio de edital de concurso de projetos publicado esta semana no Diário Oficial da União, está selecionando instituições de microcrédito habilitadas para a realização de um piloto, que servirá para a adequação da proposta e a avaliação de seus impactos na vida das famílias atendidas, bem como para examinar as condições para a massificação da oferta de microcrédito no Brasil.

Segundo o coordenador do Programa de Microcrédito, Max Brito Coelho, estima-se que os contratos de microcrédito situem-se na faixa entre R$ 400,00 e R$ 600,00. "Se o valor médio do crédito concedido pela organização de microcrédito é muito pequeno, seu custo relativo para a organização torna-se maior, o que dificulta que as pessoas mais pobres tenham acesso ao crédito", explica Coelho.  

Por isso, para viabilizar o atendimento das pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família, o MTE pretende apoiar o trabalho das organizações, que, para cada microcrédito oferecido, receberá um apoio financeiro para custeio das operações. O recurso para os empréstimos será da própria organização, ou obtido por ela junto a algum banco público ou privado. 

A organização de microcrédito ficará responsável pelas visitas, através de seus próprios agentes de crédito, que farão a análise e a orientação dos empreendedores. As informações obtidas nestas visitas e pelo acompanhamento do crédito pelas instituições serão compartilhadas com o governo, para o aprimoramento das ações de combate à pobreza e de redução da desigualdade social. 

A medida é mais uma iniciativa visando promover a integração de políticas públicas implementadas pelo Governo Federal e permitir a emancipação da população atendida pelo Programa Bolsa Família, neste caso através do incentivo ao desenvolvimento de seus pequenos empreendimentos, bem como fortalecer as instituições operadoras de microcrédito produtivo orientado.

Planseq - O projeto vai ao encontro de outra iniciativa do MTE e MDS. É o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) da Construção Civil, que vai atender 185 mil pessoas do Bolsa Família em 13 regiões metropolitanas: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Curitiba, Porto Alegre e Distrito Federal e entorno. Também está prevista a execução em outras regiões, como Vitória, Goiânia, Palmas, São Luis, Aracaju, Maceió e Campo Grande.   

O programa será implementado no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Casa Civil. A iniciativa visa promover uma ação de qualificação e inserção profissional deste público em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do setor da construção civil.

O atendimento à demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas pelo crescimento econômico e a implementação de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do Bolsa Família estão entre os principais objetivos desse Planseq.

Programa de Microcrédito - O Programa foi instituído pela Lei 11.110, de 25 de abril de 2005, com o objetivo de incentivar a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores populares e de oferecer apoio técnico às instituições de microcrédito produtivo orientado, com vistas à ampliação do serviço prestado. O Programa de Microcrédito atua no Brasil por meio de uma rede de instituições habilitadas ao MTE.

Para maiores informações, acesse o site www.mte.gov.br/microcredito ou ligue 0800-285-0101 (para as regiões Sudeste, Nordeste e os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará) ou 0800-61-0101 (para as regiões Sul e Centro Oeste e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins).

O MTE também disponibiliza na internet o endereço http://www.mte.gov.br/microcredito/emprestimos, onde qualquer pessoa pode acessar o Formulário para Acesso ao Microcrédito. Basta escolher a instituição mais próxima de sua casa.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br




Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas