Ministério do Trabalho e Emprego intermedia reunião entre os operadores do Microcrédito Produtivo Orientado com objetivo de expor as dificuldades no acesso ao crédito e, a partir daí, propor soluções
Foto: Renato Alves
Microcrédito
Reunião dos atores do PNMPO na sede do Ministério do Trabalho e Emprego
Brasília, 17/07/2008 - Os operadores do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) estiveram reunidos hoje (17) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, para discutir as principais dificuldades enfrentadas pelas Instituições de Microcrédito Produtivo Orientado no acesso ao crédito oferecido pelos bancos comerciais e de desenvolvimento aos microempreendedores.
Segundo o coordenador do PNMPO, Max Coelho, a intenção do encontro é propor soluções para os problemas levantandos e estreitar o relacionamento entre os atores envolvidos. "Esse tipo de encontro promove um conhecimento mútuo entre as instituições, evita o isolamento e, conseqüentemente fortalece o setor", enfatiza Coelho.
A principal dificuldade de acesso ao funding (recurso), segundo representantes das Instituições de Microcrédito, é a análise do risco. "É praticamente impossível um cliente não apresentar risco, já que as Instituições de Microcrédito são, em sua maioria, entidades novas e sem fins lucrativos. Do ponto de vista técnico, nós representamos algum risco, mas do ponto de vista social seria importante que os avaliadores entendessem nossa metodologia", destaca o presidente da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (AMCRED-SC), Luiz Carlos Floriani.
Ricardo Assumpção Mesquita, gerente de Produto da Caixa Econômica Federal, avalia que as Instituições de Microcrédito precisam ter um bom modelo de governança, regras contábeis eficientes e boa qualificação dos dirigentes e agentes de crédito para que não haja impedimento na avaliação de risco. "Não olhamos apenas a capacidade financeira", completa Mesquita.
Instituições de Microcrédito - São consideradas Instituições de Microcrédito Produtivo Orientado as agências de fomento, as cooperativas, as sociedades de crédito ao microempreendedor e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) cadastradas no MTE.
Instituições Financeiras - Atualmente as principais - e oficiais - Instituições Financeiras que utilizam os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) são o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste, o Banco da Amazônia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
III Seminário do PNMPO - A reunião é, na verdade, uma continuidade ao III Seminário do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) realizado nos dias 15 e 16 de julho. Saiba mais, clicando aqui.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br