Brasília, 29/08/2007 - Terá início nesta quarta-feira (29), em Brasília, no Brasília Park Hotel, a primeira oficina do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Seu principal objetivo é melhorar o desempenho das instituições de microcrédito produtivo orientado, ampliar seu alcance social e reduzir os custos operacionais.
O evento é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ao todo, serão 15 participantes nesta primeira oficina. Todos estiveram presentes no Seminário do PNMPO, realizado em setembro do ano passado, quando o Plano de Contas foi formulado para ser usado pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público de microcrédito (OSCIPS).
Ainda serão realizadas outras três oficinas do mesmo tema e serão cadastrados novos participantes, o que amplia a oportunidade de participação de outras instituições habilitadas no PNMPO.
O plano será desenvolvido em todo país, em diferentes estados. O próximo estado habilitado para o seminário será nos dias 26 e 27 de setembro, em Florianópolis.
OFICINAS - O PDI disponibilizará também publicações para uso contínuo das instituições, de forma que as informações estejam sempre atualizadas.Até dezembro serão desenvolvidas oficinas temáticas, realizadas por equipes ligadas diretamente ao microcrédito no Brasil e qualificadas tecnicamente.
O público alvo do plano são profissionais e dirigentes de Oscips, de cooperativas de crédito e instituições habilitadas no PNMPO. Todas devem operar o microcrédito produtivo orientado por meio da metodologia baseada no relacionamento direto com os empreendedores, no local onde é executada a atividade econômica de microcrédito.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6977/6540