Lupi participou hoje da aula inaugural do Projeto Juventude Cidadã, realizado em parceria com o Governo do Estado
Brasília, 24/08/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta sexta-feira, em Tocantins, da aula inaugural do Projeto Juventude Cidadã, que vai capacitar profissionalmente 3 mil jovens e inserir 30% no mercado de trabalho.
O programa é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Governo de Tocantins para qualificar jovens provenientes de famílias carentes com idade entre 16 e 24 anos, de baixa escolaridade e que se encontram em situação de risco social. O objetivo é formar os estudantes em algum tipo de atividade que necessite de mão-de-obra qualificada, de acordo com a característica da região, facilitando a entrada no mercado de trabalho.
O curso terá duração de 300 horas e contará ainda com ações de apoio e estímulo à elevação da escolaridade e serviço voluntário à comunidade. Cada jovem participante do projeto, e que prestar o serviço voluntário, receberá um auxílio financeiro no valor de R$ 600, em cinco parcelas de R$ 120,00.
Brasil - O Projeto Juventude Cidadã qualificou mais de 63 mil jovens por meio de convênios com governos estaduais e municipais firmados em 2006. Este ano, cerca de 11 mil jovens estão participando das oficinas profissionalizantes. O projeto-piloto do Juventude Cidadã foi criado em dezembro de 2005, com a assinatura de convênio com a prefeitura de Lapão, na Bahia.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540