Com temas relacionados a orientações para o mercado; melhoria de gestão do crédito; educação financeira e consciência empreendedora, evento realizado em Fortaleza proporcionou a capacitação de entidades de microcrédito
Brasília, 07/10/2008 - Com o objetivo de promover a capacitação de entidades de microcrédito e difundir os conhecimentos sobre acesso ao crédito e gestão de pequenos negócios, foi realizada no final de setembro, em Fortaleza, uma Oficina para Multiplicadores do Microcrédito Produtivo Orientado. O evento aconteceu no Centro de Treinamento do Banco do Nordeste, no Passaré.
A oficina faz parte do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PMNMPO), executado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Durante o encontro, foram abordados assuntos como orientações para o mercado; melhoria de gestão do crédito; educação financeira e consciência empreendedora na perspectiva da emancipação econômica.
O papel do MTE tem sido o de fomentar a concessão do microcrédito, articulando as organizações que oferecem o empréstimo em uma rede através do PNMPO. O microcrédito é um empréstimo de baixo valor (em média R$ 1.300) oferecido por agentes privados a desempregados e pequenos empresários sem acesso a financiamentos (costureiras, eletricistas, jornaleiros). Além de ser um mecanismo de financiamento, é uma política de redução da pobreza.
Planseq - No começo do ano, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou o primeiro Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do Microcrédito. A meta é capacitar em gestão 3,4 mil empreendedores de atividades produtivas de pequeno porte que são beneficiários de projetos de microcrédito oferecidos pela rede de instituições habilitadas ao PNMPO.
Promovido em 17 estados, o programa apresenta cinco eixos de ação: formação de empreendedores, formação de instrutores, apoio à comercialização, apoio à organização e laboratórios.
0800 - A fim de facilitar o acesso ao microcrédito, o MTE disponibilizou desde agosto um serviço de 0800 para informar ao microempreendedor sobre o funcionamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado e o meio de contato da instituição de microcrédito mais próxima da casa ou do negócio, que poderá oferecer atendimento.
O serviço é fruto de um acordo entre a coordenação do PNMPO e a Ouvidoria do Ministério, e tem como objetivo ampliar o acesso às informações pelo microempreendedor, agilizando o contato direto entre os empreendedores e as instituições que podem prestar-lhe atendimento e conceder o crédito.
O serviço 0800 do MTE tem dois números:
0800-285-0101 - para as regiões Sudeste, Nordeste e os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará.
0800-61-0101 - para as regiões Sul e Centro Oeste e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins.
O Formulário para Acesso ao Microcrédito pode ser encontrado na internet no endereço http://www.mte.gov.br/microcredito/emprestimos.
Assessoria de imprensa do MTE
(61) 3317-6841 / 6537 acs@mte.gov.br