Idéia é qualificar 160 pessoas. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, lança edital para escolha
Brasília, 20/10/2008 - Edital publicado no Diário Oficial da União na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, prevê a seleção de uma organização para capacitar 160 agentes de crédito, com uma metodologia que trabalhe as dimensões e habilidades cognitivas, afetivas e comportamentais necessárias ao desenvolvimento do perfil profissional dos agentes das organizações de microcrédito, que reúne simultaneamente a capacidade de análise econômico-administrativa do pequeno empreendimento, mas também a sensibilidade e a consciência do impacto social produzido por seu trabalho na elevação do padrão de rendimento das famílias dos empreendedores atendidos.
O agente de crédito é o profissional responsável pela visita aos microempreendimentos para divulgação, avaliação e concessão do microcrédito, bem como pelo acompanhamento posterior dedicado ao empreendimento popular. É através do trabalho dele que a informação sobre a oportunidade do microcrédito chega aos empreendedores populares.
Esta iniciativa vai contribuir para que se possa evoluir em uma linha de atuação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), do Ministério, que, ao mesmo tempo em que apóia a disseminação do microcrédito e o fortalecimento das instituições, estrutura um meio de comunicação com o universo dos empreendedores informais. Além do ganho de renda que a oferta do microcrédito pode representar no empreendimento informal, a presença regular do agente de crédito junto aos pequenos negócios pode contribuir para a melhoria da gestão dos pequenos negócios, para a interação entre empreendimentos do mesmo setor ou da mesma região, para o desenvolvimento de laços associativos e a inserção na economia solidária, bem como para trazer ao próprio governo conhecimentos que propiciem à adaptação e adequação das políticas fiscais e previdenciárias às necessidades do microempreendimento popular, condição essencial para reduzir a informalidade na economia brasileira.
Planseq Microcrédito - Além dos agentes de crédito, o PNMPO também está desenvolvendo uma ação de capacitação de microempreendedores em gestão de pequenos negócios, com um conteúdo que deverá incorporar noções de administração financeira e de marketing, noções de cooperativismo e economia solidária. Ações de capacitação serão desenvolvidas em dezessete estados, por monitores que trabalharão em estreita sintonia com as organizações de microcrédito. Os microempreendedores beneficiários serão aqueles que já estejam sendo atendidos pelas organizações de microcrédito, que deste modo, poderão complementar sua atuação junto ao seu público-alvo, enquanto seus clientes poderão melhorar a estruturação de seus negócios.
Microcrédito - O Programa foi instituído pela Lei 11.110, de 25 de abril de 2005, com o objetivo de incentivar a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores populares e de oferecer apoio técnico às instituições de microcrédito produtivo orientado, com vistas à ampliação do serviço prestado. O Programa de Microcrédito atua no Brasil por meio de uma rede de mais de 270 instituições habilitadas ao MTE.
O empreendedor que pretenda solicitar a visita de um agente de crédito ou obter maiores informações sobre o microcrédito, pode acessar o site www.mte.gov.br/microcredito ou ligar 0800-285-0101 (para as regiões Sudeste, Nordeste e os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará) ou 0800-61-0101 (para as regiões Sul e Centro Oeste e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins).
O MTE também disponibiliza na internet o endereço http://www.mte.gov.br/microcredito/emprestimos, onde qualquer pessoa pode acessar o Formulário para Acesso ao Microcrédito. Basta escolher a instituição mais próxima de sua casa.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br